A cidade de João Pessoa está em reta final de preparação para receber a quarta edição da prova de ciclismo Gran Fondo Brasil, uma das mais tradicionais do esporte mundial. O evento será realizado no dia 10 de novembro e deverá contar com mais de 200 ciclistas de todo o país, com largada às 6h no Busto de Tamandaré. Os participantes irão disputar a corrida em dois percursos: 119 km (longo) e 81km (curto).
“Chegamos à quarta edição da prova, uma competição que vai repetir a mesma intensidade das disputas dos anos anteriores. Uma corrida que faz parte do nosso calendário esportivo e que ganha ainda mais o apoio da gestão municipal, através do prefeito Cícero Lucena”, disse Kaio Márcio, secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).
Para a organização da prova, o sucesso é atrelado ao interesse da Prefeitura no evento ciclístico. “Não pouparemos esforços para que pudéssemos dar continuidade ao calendário ciclístico na Paraíba. João Pessoa é destino de grandes eventos esportivos, não apenas de ciclismo olímpico e paralímpico, onde foi sede recentemente do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada”, ressaltou Romolo Lazzaretti, gestor da W27 Eventos, organizador das provas do Circuito Gran Fondo Brasil.
Percursos – O percurso será praticamente o mesmo da edição anterior. Os atletas vão largar o Busto de Tamandaré e seguem até a ladeira da Praia do Cabo Branco – sempre atrás do carro de apoio e com a velocidade máxima controlada. Logo após percorre a via principal do Altiplano – Avenida João Cirilo da Silva, no trajeto de ida e volta, segue à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em direção ao Litoral Sul, onde inicia as disputas de velocidade.
Depois dessa trajetória, os atletas começam as disputas de velocidade e seguem o boato ao Mangabeira Shopping, onde percorrem toda a Avenida Hilton Souto Maior até a BR-230. Já na rodovia, os ciclistas enfrentam uma prova maior, se deslocando até o viaduto de Intermares, onde retornam na altura do Km 9.
Para os competidores inscritos na menor distância, a prova termina na Estação Cabo Branco. Já os demais, vão até o Centro de Convenções – ida e volta, duas vezes, assim completando a competição.
Planejamento – Todo o planejamento foi feito em uma ação conjunta das Secretarias da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Infraestrutura (Seinfra), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Guarda Civil Metropolitana e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Esse é um evento ciclístico que atrai participantes de diferentes regiões, gerando turismo, impulsionando a economia local, hotéis, restaurantes e comércios. Com isso, todos se beneficiam com a presença dos visitantes. A marca é internacional e, por isso, também coloca a cidade no mapa das grandes competições, aumentando, assim, a visibilidade e visibilidade”, explicou o secretário executivo de Juventude, Esporte e Recreação, Juliano Sucupira.
Atletas – Até o momento, aproximadamente 200 concorrentes, de nove estados brasileiros, já confirmaram a presença. As inscrições abertas até 9 de novembro, um dia antes da competição, no site ticketsports.com.br.
A prova é aberta a todos os ciclistas (amadores e profissionais), maiores de 18 anos. A infraestrutura é de um evento de ciclismo profissional, com batedores, equipe de staff durante todo trajeto, pontos de abastecimento, cronometragem, premiação, vila, kit atleta e medalhas para todos que finalizarem.
Os primeiros cinco apresentados gerais, masculino e feminino, certificados de premiação em dinheiro. Já os primeiros apresentados de cada categoria receberão um troféu.