A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), promoveu, neste sábado (30), a 3ª edição da Ultramaratona Aquática, reunindo 156 atletas em um evento que testou os limites físicos, mentais e táticos dos participantes. A prova aconteceu num circuito montado em frente ao Centro de Atendimento ao Turista Adaptado (CAT), na praia do Cabo Branco.
Com largada às 6h, a competição conto com duas modalidades: prova individual e revezamento 4×4, ambas na distância de 12km. Os participantes puderam optar pelo uso de nadadeiras, mas o flutuador de salva-vidas foi obrigatório. Além disso, a organização ofereceu hidratação a cada 1,5km na areia, garantindo a segurança e o bem-estar dos atletas.
“Essa é a terceira ultramaratona aquática que estamos promovendo e o percurso de 12 milhas é o maior desafio que temos aqui. A cada ano, mais concorrentes se juntam a nós e, este ano, tivemos um registro de público. Criamos um circuito de uma milha e meio, com duas modalidades: individual e revezamento. Fico muito feliz em poder promover a modalidade de águas abertas, que tem um potencial imenso, e ver essa reflexão no evento, é maravilhoso. Muito obrigado a todos que desenvolveram para o sucesso desse evento”, destacou Kaio Márcio, secretário de Esportes da Capital.
Eloiza Oliveira, que conquistou o primeiro lugar tanto no geral quanto no feminino, exerceu sua emoção após a vitória. “Essa foi minha primeira experiência em uma prova de 12 quilômetros, uma ultramaratona. Eu sou tricampeã da Copa do Brasil de Águas Abertas, e minha prova principal sempre foi a de cinco milhas. Nunca imaginei que o resultado fosse tão bom. A experiência foi incrível e a sensação de cruzar a linha de chegada no primeiro lugar foi indescritível”, disse.
Antônio Miranda expressou sua alegria e superação ao conquistar o primeiro lugar no masculino. “A sensação é ótima, é uma grande superação para mim. Nunca tive enfrentado uma distância como essa na minha vida. Treino aqui com o projeto da prefeitura e foi esse incentivo que me deu a vontade de participar da prova. Deu tudo certo e eu só tenho um agradecimento ao pessoal da prefeitura, ao nosso secretário Kaio Márcio. Foi graças a esse projeto que eu consegui fazer essa prova hoje, e sem eles, talvez não tivesse conseguido”, contou emocionado.
Aos 70 anos, Marina Palmeira segue firme no esporte, provando que a idade não é barreira para quem ama nadar. “Comecei desde criança, por influência do meu pai, e nunca parei. Até a faculdade, sempre me envolvi com os jogos universitários. Recomendo a todos, levar seus filhos desde cedo para o esporte. A natação sempre foi parte da minha vida e agora compartilho essa paixão com minha família”, afirmou.
Vencedores – Na classificação geral feminina da Ultramaratona Aquática, Eloiza Oliveira foi grande campeã, completando o percurso de 12 km em 3h06min15s. Na sequência, Julia Maria conquistou o segundo lugar com o tempo de 3h16min29s, e Ana Luiza fechou o pódio feminino com 3h38min38s. Giovanna Carvalho e Ana Gabriella completaram entre as cinco primeiras colocações.
Entre os homens, Antônio Miranda liderou a prova masculina, cruzando a linha de chegada em 3h25min35s. Pablo Modesto ficou com o segundo lugar, registrando o tempo de 3h29min40s, seguido por Victor Gabriel, que completou em 3h39min14s. Igor Neres e Rafael Antunes completaram o quarto e quinto lugar no masculino, respectivamente.
O evento premiou os vencedores das provas individuais do primeiro ao quinto colocado com troféus, medalhas e prêmios em dinheiro. Todos os competidores, inclusive os que participaram do revezamento, receberam medalhas de participação como forma de reconhecimento pelo esforço e participação no evento.
Solidariedade – Os 156 atletas que participaram do evento doaram, cada um, 2 kg de alimentos não perecíveis. As doações serão encaminhadas ao Banco de Alimentos da Prefeitura de João Pessoa, fortalecendo o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social.