“Na semana passada, o governo trouxe o anúncio de R$ 3,6 bilhões para a expansão da Transnordestina, conectando os portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco e o Piauí. No entanto, a Paraíba segue esse importante projeto, ficando fora de uma integração ferroviária que hoje beneficia estados vizinhos e que poderá trazer grandes benefícios para nosso desenvolvimento econômico”, afirmou.
Júnior Araújo destacou que, historicamente, o lobby do transporte rodoviário e das grandes montadas do Sul e Sudeste prejudica o investimento em ferrovias no Brasil. Ele enfatizou que a inclusão da Paraíba na Transnordestina permitiria uma redução significativa nos custos logísticos, especialmente para o transporte de minérios como ferro, além de fomentar o desenvolvimento do polo frutífero local, que ganha impulso com a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco .
“Estamos falando de geração de empregos diretos e indiretos, ampliação das exportações e um impacto direto na economia de regiões como Cajazeiras, que fica a apenas 26 quilômetros de um ramal da ferrovia. É inaceitável que nosso estado seja deixado de fora de uma obra dessa magnitude, que conecta Piauí, Pernambuco e Ceará, mas ignoramos as potencialidades da Paraíba”, declarou.
O parlamentar ainda fez um apelo à bancada federal paraibana, incluindo deputados e senadores, para pressionarem o governo federal a rever a exclusão do estado. “Não podemos perder esse trem do progresso. É hora de uma ação concreta para garantir que a Paraíba seja parte desse projeto, essencial para nosso desenvolvimento e integração econômica”, finalizou.
Assessoria de Comunicação
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