O prefeito Cícero Lucena apresentou, nesta quinta-feira (7), o programa de cirurgias do Novembro Azul, para intensificar a realização de procedimentos relacionados à saúde masculina no ramo da urologia no Hospital Geral e do Câncer Doutor Stênio Holanda Filho (antigo Prontovida) . A população que precisa desses cuidados já pode agendar atendimento por meio da plataforma ‘João Pessoa na Palma da Mão’, de forma ágil e em pouco tempo.
Durante a apresentação do serviço, o Cícero Lucena destacou que a Prefeitura estruturou o Hospital Geral e do Câncer para atender esse tipo de demanda, com a montagem de novas salas cirúrgicas, aquisição de equipamentos e material cirúrgico específico. Também foram montadas três salas de consultório médico para fazer todo o pré-operatório dos pacientes que precisam desse tipo de intervenção. Os atendimentos também incluem marcação de exames.
“Temos o objetivo de zerar a fila de cirurgia de próstata. Essa eficiência do Hospital Geral e do Câncer vai nos permitir em torno de mais de 270 procedimentos”, projetou Cícero, que pediu para a população acessar a plataforma ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que também foi criada para acabar com qualquer burocracia. “Estamos fazendo esse chamado, inclusive contando com o apoio da imprensa, que divulga esse serviço. Não precisa me procurar, não precisa procurar ninguém, o próprio cidadão faz isso sozinho”, conclui o prefeito.
Passo a passo – Dentro do aplicativo, clique na aba ‘Novembro Azul’, ‘marque sua cirurgia’, ou no canal chamado ‘Saúde do Homem’. Colocando as imagens e informações fáceis, os dados chegam automaticamente na Secretaria de Saúde, para o Regulamento, sem interferência de ninguém.
“O Município realizou 100 cirurgias urológicas. A nossa intenção com esse programa é passar para 360 cirurgias por mês. Fizemos mil endoscopias e colonoscopias por ano, hoje a gente faz 1.500 por mês. A gente faz uma média de mil ultrassonografias por mês, estamos triplicando esse número”, detalhou o secretário Municipal de Saúde, Luis Ferreira.
Sobre essa tarefa de força para intensificar procedimentos de próstata e urologia, o secretário explicou que o usuário irá solicitar atendimento em poucos minutos, com tempo de resposta de no máximo sete dias. Mas ocorrem marcações até no mesmo dia da solicitação. Já para o usuário que tiver dificuldades no uso do aplicativo, ele poderá solicitar atendimento junto a uma Unidade de Saúde da Família (USF).
Fotos: Renata Medeiros e Sérgio Lucena
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