O prefeito Cícero Lucena inaugurou, na manhã desta quinta-feira (19), a Unidade Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos Ativista Zélia Maria Dantas Batista, em anexo ao Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, no bairro dos Bancários. O equipamento, que vai ampliar o número de castrações diárias na cidade teve um investimento de R$ 650 mil.
“Estamos aqui para a entrega desse novo anexo do Centro de Zoonoses da nossa cidade totalmente reestruturado no padrão que queremos de atendimento para a causa pet. Eu fico muito feliz em entregar mais esse equipamento para compor nossa rede juntamente com a Clínica do Pet, no Centro, e o Hospital Veterinário, no Bairro dos Estados. Esse equipamento e futuramente um outro hospital na Zona Sul”, destacou Cícero Lucena, que aproveitou a oportunidade para anunciar que também fará uma reforma no prédio do Centro de Zoonoses.
A nova Unidade Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos conta com toda estrutura para a realização de castrações. São dois blocos cirúrgicos, salas de atendimento e observação de animais, sala para coleta de exames, laboratório e novos banheiros.
“Hoje o prefeito entrega a parte estrutural das Zoonoses. Então são dois centros cirúrgicos com quatro mesas duplicando a capacidade de atendimento, tanto para castração como para controle da população. Isso é uma medida determinada pela Organização Mundial de Saúde para que tenhamos um controle adequado da população, principalmente de animais de rua, para evitar a transmissão de doenças para outros animais e para os seres humanos. E tudo no padrão Cícero e Leo, climatizado, com equipamentos de primeiro mundo, mostrando toda a importância que o prefeito dá à causa animal”, explicou o secretário de Saúde, Luís Ferreira.
De acordo com a gerente do Centro de Zoonoses, Pollyana Dantas, o novo equipamento vai possibilitar a ampliação do número de castrações. “Hoje, nós fazemos 30 castrações diárias, 15 pela manhã e 15 no turno da tarde. Agora, esperamos ampliar o número para realizarmos entre 40 e 50 castrações por dia. Estamos fazendo também a contratação de novos veterinários, que vai ampliar para até 60 castrações diárias”, explicou o gestor.
Vanessa da Silva, que é moradora de Valentina Figueiredo, aproveitou para trazer seu gato Tom para fazer a castração logo no primeiro dia de funcionamento do novo equipamento. “Eu achei uma clínica muito limpa e organizada. A estrutura é excelente e tenho certeza que meu gatinho será bem atendido”, falou.
A manifestação contou com a presença do deputado estadual João Gonçalves, dos vereadores Emano Santos, Guga Pet e Bruno Farias (líder do Governo na Câmara), do vereador eleito Rômulo Dantas, além de suplentes de vereador, secretários e auxiliares da gestão.