Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Publicado em: 15 de janeiro de 2025

Projeto regulamenta padrões de qualidade e segurança em casas de conservação e asilos – Notícias

Projeto regulamenta padrões de qualidade e segurança em casas de conservação e asilos – Notícias


15/01/2025 – 18h01

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Marcos Tavares, autor da proposta

O Projeto de Lei 2.867/24 regulamenta padrões de qualidade e segurança a serem adotados em casas de repouso e asilos. Entre as exigências a serem seguidas estão infraestrutura adequada, com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida; higiene e limpeza rigorosa; alimentação balanceada e adequada; atendimento médico e de enfermagem disponível 24 horas por dia; entre outras.

O texto estabelece que as casas de repouso e asilos, para funcionar legalmente, obtenham licença emitida pelo órgão competente, renovável a cada dois anos.

A proposta prevê inspeções regulares e auditorias de órgãos competentes para garantir o cumprimento das normas determinadas. De acordo com o projeto, as inspeções serão realizadas, no mínimo, uma vez por semestre e sempre que houver denúncias de irregularidades, e os resultados das inspeções e auditorias serão divulgados publicamente para garantir a transparência e a confiança nos serviços prestados.

O texto propõe a implementação de um sistema de fiscalização contínua para garantir que as casas de segurança e asilos mantenham os padrões personalizados e corrijam quaisquer deficiências identificadas.

As deliberações previstas no texto, no caso de não cumprimento das critérios, vão desde advertência à revogação definitiva da licença em casos de reincidência ou infrações graves.

O autor da proposta, deputado Marcos Tavares (PDT-RJ), explica que a regulamentação das casas de segurança e asilos é uma medida essencial para garantir a proteção, o bem-estar e os direitos dos idosos que dependem desses serviços.

“Os idosos que residem em casas de proteção e asilos são uma população vulnerável que necessita de cuidados especiais. Estabelecer padrões rigorosos de qualidade e segurança é fundamental para garantir que esses indivíduos recebam atendimento adequado, digno e respeitoso”, afirma.

Próximos passos
O projeto, que tramita em caráter conclusivoserá analisado pelas comissões Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para mudar a lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Ana Chalub



Link da fonte aqui!

Compartile:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 13)