Nesta quarta-feira, 14 de maio, o Ginásio Poliesportivo e Centro de Convivência O Rivaldão, recebeu 60 crianças de diferentes escolas públicas e privadas do município para a 4ª edição do Orçamentinho Participativo, uma iniciativa do Programa de Atenção à Primeira Infância – PAI, que dá voz às infâncias na construção das prioridades da cidade.
Com atividades lúdicas, desenhos e rodas de conversa, as crianças puderam expressar seus sonhos e sugestões para os bairros onde vivem. A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal de Patos, com a participação das secretarias de Relações Institucionais, Desenvolvimento Social e Habitação, Educação e Juventude, marcando o início do processo do Orçamento Participativo, que será executado em 2026.
“Meu desenho é sobre um campo de futebol, para colocar na minha rua. Eu quero um campo de futebol, calçar a nossa rua e uma pista de skate pra eu andar de bicicleta”, contou Pedro Miguel, de 7 anos, uma das crianças participantes.
A escuta das crianças está prevista no Marco Legal da Primeira Infância, que garante o direito de participação delas na construção de políticas públicas. Como destacou o prefeito de Patos, Nabor Wanderley:
“Começamos ouvindo as nossas crianças do orçamentinho, para que elas tenham a oportunidade também de participar do orçamento e dizer o que é prioridade para elas. Patos é a cidade da primeira infância, e na nossa Constituição, criança é prioridade absoluta. E as crianças, em forma de desenhos, dizem o que elas querem para o seu bairro, para sua comunidade”
A ação também foi acompanhada por representantes do Tribunal de Contas da Paraíba, que estavam no município em uma visita técnica voltada às políticas da primeira infância. A auditora Adriana Rego destacou:
“Nós viemos no dia em que a Prefeitura está realizando a escuta das crianças sobre o orçamento do próximo ano. Ficamos impressionados com essa boa prática, porque o próprio Marco Legal da Primeira Infância prevê essa participação das crianças, que elas têm o direito de escuta na política da primeira infância.”
O Orçamentinho Participativo é uma iniciativa que reafirma o compromisso da Prefeitura de Patos com a escuta, o cuidado e a participação das crianças, não só como parte do futuro, mas como protagonistas do presente.