O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 78 anos, cancelou sua viagem à Rússia, onde participaria da cúpula do BRICS, após sofrer um acidente doméstico. De acordo com o boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, unidade de Brasília, Lula sofreu um corte na região occipital da cabeça no sábado (19/10), resultando em um ferimento corto-contuso. Segundo apuração, o presidente precisou levar pontos.
Apesar do ocorrido, a equipe médica informou que o presidente foi orientado a evitar viagens aéreas de longa distância, mas está apto a exercer suas atividades rotineiras. Ele segue em observação sob os cuidados do professor doutor Roberto Kalil Filho e da doutora Ana Helena Germoglio.
Com a ausência de Lula, ao menos outros 23 chefes de Estado confirmaram a presença no encontro, que será realizado em Kazan. Entre os principais temas da reunião, a integração do Sul Global e possíveis resoluções para os conflitos no Oriente Médio, especialmente a crise entre Israel e Gaza, devem dominar a discussão.
Embora a guerra entre Rússia e Ucrânia também possa ser mencionada, não está entre as prioridades do evento. As conversas devem focar em cooperações políticas e no desenvolvimento sustentável. A ausência do presidente russo, Vladimir Putin, será sentida, mas o conflito com a Ucrânia deverá ser discutido nos bastidores.