A Câmara Municipal de João Pessoa concede título de cidadão pessoense a diversos jornalistas. Um reconhecimento dos vereadores à trajetória de profissionais comunicadores e formadores de opinião que contribuíram com a capital da Paraíba nos campos da cultura, da memória e da defesa da democracia.
A mais recente homenageado é o jornalista, radialista, escritor e policial penal Josélio Carneiro de Araújo, membro da Diretoria da Associação Paraibana de Imprensa (API). A proposta do vereador Zezinho Botafogo foi aprovada no dia 29 de agosto e o título será entregue em sessão especial marcada para o dia 4 de dezembro, às 14h30, no plenário da Câmara Municipal. A Assembleia Legislativa da Paraíba vai entregar a Josélio a Medalha de Mérito Jornalístico. Proposta do deputado Hervázio Bezerra. A ALPB e a CMJP também aprovaram votos de aplauso ao jornalista pela idealização e projeto editorial do livro Mulheres que fazem acontecer no sistema penitenciário da Paraíba. Na Assembleia Legislativa a autoria do voto de aplauso é do presidente Adriano Galdino.
Nos últimos anos foram agraciados com a cidadania pessoense diversos jornalistas dentre os quais: João Costa, Lenilson Guedes, Heron Cid, Écliton Monteiro, Thiago Moraes, Rodolpho Rafael de Oliveira Santos, Suetoni Souto Maior, Bruno Filho, Henrique Lima, Cacá Barbosa, Bruno Sakaue, Patrícia Rocha, Marcus Alves, Fábio Bernardo. O jornalista cearense Fernando Patriota tem os títulos de cidadão pessoense e paraibano.
Josélio Carneiro nasceu na cidade de Gurinhém-PB em 1º de setembro de 1961. Morou em Sertãozinho-PB, Nova Cruz-RN, Bayeux e desde 1989 reside em João Pessoa, portanto há 35 anos, quando estreou no jornalismo na antiga Rádio Tabajara AM .
Repórter e assessor de imprensa ele já atuou também no jornal A União por cinco anos, Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa, Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Comando Geral da Polícia Militar, Agência de Águas (Aesa), Agência Executiva de Vigilância Sanitária (Agesiva ), Companhia Docas da Paraíba, e desde meados de 2017 é assessor de imprensa na Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB).
No ano de 2002 Josélio Carneiro iniciou sua trajetória de escritor e editor de livros com a obra Tabajara – 65 anos A Rádio da Paraíba. Até 2023 publicou 12 obras autorais ou coletâneas. A maioria na área de memórias.
“Compartilho com minha família e amigos esse título de cidadão pessoense. João Pessoa me acolheu em 1989 e nesta cidade que hoje desponta para o Brasil e para o Mundo fiz meu curso técnico na antiga Escola Técnica Federal da Paraíba e cursei Comunicação Social na UFPB, além de produzir meus livros. Aqui, conheci minha esposa Aparecida. Somos os pais de Cindy e Ana Maria, duas filhas que nos orgulhamos. Gratidão a Deus por tudo. Ao vereador Zezinho Botafogo e aos demais vereadores, minha gratidão pelo reconhecimento ao trabalho deste cidadão no campo da comunicação. Homenagens em vida têm valor significativo porque a pessoa tem o privilégio de vivenciar esses momentos com a família e amigos”, relata Josélio Carneiro.
Livros
*Tabajara – 65 anos – a Rádio da Paraíba (2002)
*Paraíba – Governos em Cena (2016)
*Rádio Tabajara – Patrimônio Cultural da Paraíba (2017)
*A União – Escola de Jornalismo (2018)
*Relatos de um Repórter – 30 anos na Comunicação do Governo da Paraíba (2018)
*Lyceu Parahybano – Berço da Cultura e do Jornalismo (2019)
*Seap 90 anos (2019)
*Reinserção Social no Sistema Prisional Paraibano (2021/22)
*Nos Trilhos da Memória – pare, olhe, escute (2023)
*Seap 95 anos – Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (2023)
*Mulheres que fazem acontecer no Sistema Penitenciário da Paraíba (2024)
OBS: Em finalização, o livro A Paraíba nos 200 anos do Senado (2025).
O post Jornalista receberá cidadania pessoense e Medalha de Mérito Jornalístico concedidos pela CMJP e ALPB apareceu primeiro em Em Cima da Notícia – Onde a Informação chega primeiro.