Nos últimos meses, a Prefeitura de João Pessoa entregou cinco Unidades de Saúde da Família totalmente novas, chamadas de ‘USF do Futuro’, que contam com equipe multiprofissional e mais tecnologia na assistência, levando mais saúde a uma população que tinha de se deslocar para outros bairros para atendimento de Atenção Básica.

Porém, muitos moradores das regiões que foram beneficiados com os novos equipamentos de saúde têm dúvidas sobre como ter acesso aos serviços oferecidos nessas unidades. De acordo com o gerente interino de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alex Mendonça, para ser atendido, o cidadão pode se dirigir diretamente ao serviço, onde receberá as orientações.
“O primeiro passo do usuário deve ser direto na unidade que foi inaugurada próximo à sua casa. Lá, ele terá o primeiro contato com a equipe de saúde da família que, a partir do acolhimento, vai identificar se o usuário será acompanhado na unidade ou não”, explicou Alex Mendonça.
O Gerente de Atenção Básica destacou que, durante a primeira visita à USF de seu bairro, o usuário tenha em mãos um documento pessoal com foto e um comprovante de residência para facilitar a identificação do território no qual deve ser atendido.
USF do Futuro – As novas Unidades de Saúde da Família fazem uso mais forte da tecnologia, a exemplo da telemedicina e marcação de consultas e exames por meio digital. Esses equipamentos contam com a presença de uma equipe multiprofissional composta por clínico, pediatra, endocrinologista, ginecologista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo, com uma estrutura mais moderna e completa no tocante ao atendimento em saúde.
Além da USF Integrada Colibris, dentro deste novo conceito de unidade, a Prefeitura já entregou cinco unidades neste conceito de serviço, são elas: USF Integrada Novo Geisel, USF Integrada Colibris, USF Boa Esperança (Gramame), USF Vista Alegre (Colinas do Sul ) e USF Canaã (Bairro das Indústrias).