Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Publicado em: 13 de março de 2025

STF marca julgamento de denúncia contra Bolsonaro e aliados para 25 de março

STF marca julgamento de denúncia contra Bolsonaro e aliados para 25 de março


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou nesta quinta-feira (13) a denúncia do chamado “inquérito do golpe” para julgamento na Primeira Turma da Corte. A votação, que pode transformar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados em réus, está marcada para o dia 25 de março.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

A decisão de incluir o caso na pauta coube ao ministro Cristiano Zanin, presidente do colegiado. Além de Zanin, também compõem a Primeira Turma os ministros Cármen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux.

Os ministros vão decidir se aceitam a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e abrem uma ação penal contra Bolsonaro e os demais acusados. O julgamento ocorrerá por etapas, sendo desmembrado conforme os núcleos de atuação descritos na denúncia.

Neste momento, Moraes liberou para julgamento as acusações contra o chamado “Núcleo 1”, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro e figuras de alto escalão do governo, como os ex-ministros Walter Braga Netto (Casa Civil e Defesa), Anderson Torres (Justiça), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa). Também estão entre os denunciados o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, o deputado Alexandre Ramagem e o tenente-coronel Mauro Cid.

A liberação para julgamento ocorre após o ministro receber as defesas prévias dos denunciados e o parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que se manifestou a favor do recebimento da denúncia.

As defesas dos acusados tentam barrar o avanço da denúncia antes mesmo da análise do mérito das acusações. Advogados apresentaram questionamentos sobre regras processuais, alegando supostos vícios formais no andamento da investigação e contestando a imparcialidade de Moraes, relator do caso.

Essas questões preliminares precisarão ser analisadas pelos ministros no julgamento. No entanto, a tendência é que a denúncia seja aceita, dando início à fase de instrução do processo, na qual testemunhas serão ouvidas e novas provas poderão ser produzidas.



Link da fonte aqui!

Compartile:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 13)