27/11/2024 – 09:01
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Prática enganosa sobre sustentabilidade é conhecida como greenwashing
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados cancelou o debate que faria na quinta-feira (28) sobre compromissos seguros e de bem-estar animal. A audiência havia sido proposta pelo deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e ainda não foi remarcada.
O parlamentar afirma que a adoção de compromissos públicos de sustentabilidade e de bem-estar animal tem sido, cada vez mais, utilizada por empresas e certificadores no Brasil. Essas informações aparecem em embalagens e em meios de comunicação.
Lavagem Verde
“Rótulos como ‘empresa amiga do meio ambiente’, ‘amiga das águas’, ‘ovos livres de gaiola’ têm se tornado cada vez mais comuns nas gôndolas, redes sociais e publicidades”, afirma Ribeiro, ressaltando que essa informação impacta a decisão do consumidor.
“Porém, há poucas garantias de transparência e fiscalização nesse assunto”, alerta o deputado. “O avanço de compromissos ambientais, com emissões, boas práticas e bem-estar animal é importante, mas de forma transparente à sociedade e controlada, minimamente, por políticas e ações governamentais”, disse.
Aureo Ribeiro afirma que, atualmente, há um interesse internacional crescente em mercados o chamado lavagem verde, Marketing enganoso usado pelas empresas para parecerem estratégias mais sustentáveis do que realmente são.
Da Redação – ND