Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Publicado em: 2 de dezembro de 2024

Comissão aprova concessão de bolsas do Prouni para alunos de cursos tecnológicos – Notícias

Comissão aprova concessão de bolsas do Prouni para alunos de cursos tecnológicos – Notícias


12/02/2024 – 15h18

Mário Agra/Câmara dos Deputados

A deputada Luisa Canziani recomendou aprovar a proposta

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1358/24, do deputado Pedro Campos (PSB-PE), que permite que o Programa Universidade para Todos (Prouni) conceda bolsas de estudo para alunos de graduação tecnológico (também conhecido como cursos tecnológicos). A proposta continua em análise na Câmara dos Deputados.

Atualmente, o Prouni concede bolsas de estudo integrais ou parciais para estudantes de cursos de graduação e sequenciais. O projeto acrescenta os cursos tecnológicos nessa lista, previsto na lei que criou o programa (11.096/05).

Os cursos tecnológicos são uma modalidade de ensino superior com duração de dois a três anos. Eles foram criados para formar trabalhadores mais rapidamente para atender às demandas do mercado de trabalho. São cursos como Bancos de Dados, Automação Industrial, Logística e Comércio Exterior.

A proposta determina ainda, ao Poder Executivo, a ampliação da oferta de vagas em cursos de tecnologia da informação e a promoção de residências profissionais ocorrendo à inserção de estudantes em ambiente organizacional prático.

Segundo a relatora, deputada Luisa Canziani (PSD-PR), a proposta tem potencial de gerar um impacto significativo na ampliação das oportunidades de formação tecnológica no país, trazendo benefícios tanto no âmbito social quanto econômico. “Essa iniciativa promove a inclusão para garantir que mais pessoas tenham acesso à educação e às oportunidades de carreira, ao mesmo tempo que responde à demanda crescente por trabalhadores trabalhando”, disse.

O projeto é inspirado em um programa educacional da Prefeitura de Recife (PE), destinado ao fomento à formação de capital humano especializado na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (Programa Embarque Digital).

Próximos passos
A proposta ainda será comprovada em caráter conclusivo na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para mudar a lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Rachel Librelon



Link da fonte aqui!

Compartile:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 13)