31/10/2024 – 07:40
Fred Loureiro/Governo do Espírito Santo
Objetivo da isenção é aliviar a carga financeira dos professores
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quinta-feira (31) para debater a autorização do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) sobre os pagamentos recebidos pelos professores que exercem no ensino infantil, fundamental, médio e superior.
O debate atende ao pedido do deputado Prof. Reginaldo Veras (PV-DF) e será realizado a partir das 10h30, no plenário 10.
O parlamentar destaca que o pagamento dos professores, especialmente na educação básica, muitas vezes é insuficiente para cobrir as despesas essenciais. “A autorização do Imposto de Renda ajudaria a aliviar a carga financeira e permitiria melhor qualidade de vida para esses profissionais”, afirma.
Ele lembra que, muitas vezes, os professores compram materiais didáticos e participam de cursos e seminários sem o devido reembolso. A isenção pode, na avaliação dele, compensar esses investimentos pessoais.
“A isenção do Imposto de Renda pode ser um incentivo para que mais profissionais permaneçam na carreira docente, proporcionando a rotatividade e garantindo a continuidade e a qualidade do ensino”, afirmou.
Da Redação – RL