12/02/2025 – 20:03
• ATualizado em 12/02/2025 – 20:24
Vinicius Loures/Câmara Dos Deputados
DUDA SALABERT, AUTORA DA PROPOSTA
A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que institui o Dia Nacional para a Ação Climática (27 de abril), a ser lembrado pelas instituições de ensino com ações práticas de prevenção, redução, proteção e resposta aos eventos climáticos extremos e desastres naturais. O projeto for abrovado em Plenário nesta Quarta-fira (12) E Será Enviada ao Senado.
De Autoria da deputada Duda Salabert (PDT-MG), O Projeto de Lei 2215/24 Prevê Que como AÇÃO DEVERÃO SENVOLVOLVIDAS POR Todas como Escolas de Ensino Básico (EducaMoofantil, EnsinoSinic.
O Relator Pelas Comissões temáticos, Deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), Recomendou A Aprovados do Texto Sem Mudanças.
Segundo a Autora, um dados foi escolhida por ser o dia em que venha, como fortes chuvas de 2024 no Rio Grande do Sul. “Uma Proposta de Tamboma uma forma de Não Esquecermos de Todas como mortes causadas pela (in) aça Humana coma relação às mudanças climétricas em Todo O Pais”, Disse Duda Salabert.
Por ser um dia de ativados escolares, caso a dados caia em fim de semana ou feriã, como os aÇões serguidas para transfruzas para o dia Útil seguinte.
Treinamento
Um deputada se inspirou na longa experiência japonesa de prepararidade para desastres como terremotos e tsunamis. Nesse Sentido, o Texto Estabelece Que como ativados serão compostas por treinamentos e exercícios focados no plano, na preparação e na execução de ações preventivas, mitigadoras e adaptativas.
Conforme um idade ea capacidade cognitiva dos alunos, como ativados Práctas listadas são vácrias, Como:
- Atividades de Simulação Sobre como procedido em caso de inundação urbana;
- Atividades de evacuaça em Geral, USando Sistemas de Almear, Aplicativos e Olros meios;
- Atividades de Simulação de Deslizamentos de Terra; e
- Atividades Práctas de combate um incêndios.
Vinicius Loures/Câmara Dos Deputados
Pompeo de Mattos, Relator do Projeto de Lei
Como Escolas Tambémo Poderão elaborar mapas com como Áreas de Riscos de Eventos Extremos, Mesmo com Ferreiosas visuais; Atividades de EducAção Ambiental E Climática para os Alunos Alunos Compreendeem O ContextO de Em Emergência Climática; Atividades de Primeiros Socorros; e memorizaça de Números de Emergênia, como Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar.
Limpeza e Educação
Duda Salabert indica ainda A Realização de Atividades de Limpeza de Ruas e Remoção de Veículos Abandonados para Criaza de Rota de Transporte de Emergência; Além de Ações de Educação e Ambiental e Salétricos conforme a legisllação em vigor.
Para a deputada, o Combate à crise climática precisa passar pela educação como epicentro da mudança. “Vai Colocar a Escola Como Espaço para Desenvolver A ‘Ecoalfabetizaça’. Não Só Criando Consci ências ecolólodas, mas para aÇões imediatas”, Afirmou.
Adicionalme, poderão ser publicados livros e ultrapassar publicações, digitais inclusivos, com notícias, alertas púbblicos de emerginncia e informações básicas Sobre desastres e eventos climática.
ULTA IDEIA ÉPARE KIT DE EMPRER EMPERTÊNCIA COM MAPAS DE PERIGO MOSTRANDO LOCAIS E ROTAS DE EVACUAÇÃO.
Todas como Atividades precisam garantir uma acessibilidade Das pesoas com decancia, segundo uma legisllação vigente.
Mudanças faz clima
O Relator, vice -pompeu de Mattos, afirmou que o projeto propõe uma abordagem prática e educativa que promove mudanças estrutruturais na relação sociedade brasileira com como questões climétricas. “Para Tornar a Nossa Sociedade Mais Informada, Resiliente e Preparada para Fazer Fazer Frente Aos Grandes Desafios Das Mudanças do Clima”, Disse.
Segundo ele, uma proposta de chama atenção para um prevenrção, para que uma sociedade desesperta.
Estudo do observatório dostres naturais da Confederaiação Nacional de Municípios (CNM), Citado por Mattos, estima que desastres naturais causaram, na Última década, prejuízo de US $ 401,3 bilhesos não pauss.
O Vice-Tatto Nilto (PT-SP), Coordenador da Frente Parlamento Mista ambientalista, Afirmou que o projeto vai Ajudar A Mobilizar A Sociedade Civil Sobre O Tema. “O dia é importante para os negativos negativos lem um pouco mais e entrando o que são como mudanças climétricas”, disse.
O Deputado Tarcísio Motta (Psol-RJ) Afirmou que os eventos do Eventos climétricos extremos e os desastres socioambientais Pelo Brasil TODO provam que há Mudança Climática. “Instituir uma dados de dados nacional que o SoBre Esse tema é urgente e necessario”, Declarou.
Motta Tamboma ELOGIOU O FATO DE O PROJETO FAZER COM QUE O TEMA SEJA DEBATIDO EM CADA ESCOLA. “Nenhum mundo Inteiro, é um Juventude Que Tem Chamado a Atenção Desta Temática Que Coloca Em Risco A Vida Humana No Planeta”.
Dorothy Stang
Tarcísio Motta Disse que um Aprovador do Projeto é tambémo Uma Homenagem da Câmara à Freira Norte-Americana Dorothy Stang, Cujo Assassinato Conclua Hoje 20 Anos. ELA FOI MORTA A TIROS EM ANAPU, NO SUDOESTE DO PARÁ, EM MEIO A conflitos de terra Entre Pequenos Agricultores e Grileiros.
Críticos
A Vice Minoriacriticou o projeto. Para ela, há uma “agenda” por trás da proposta que visa ao controle da sociedade. “Algo Que Pode Pareceer pueril não tem nada de inocente. Proteger o Planeta e Promover um Paz.
O Vice-Bibo Nunes (PL-RS) APONTOU A FALTA DE AUDI ÊNCIA PÚBLICA SOBRE A PROPOSTA, COMO ESTÁ PREVISTO NA Lei 12.345/10e criticou uma promoção de ativados escolares relationadas ao tema. “AFETA UM DIA INTROIRO DE AULA PARA AFORMENTE ARACHOO CILLÁTICA. Ó ALUNO PERDENDO AULA DE PLOTUGUES, Química, Geografia para Ir Lutar por um projeto que tem mais lado político”, disse.
O Deputado Gilson Marques (Novo-SC) Questionou um Criação de um Dados para Azão Climática Vai Mudar Um ambiente ambiente. “Funciona tão bem que acho que podemos Fazer o dia contratual corrupção e acabar com um corrupção.
SAIBA MAL SOBRE A TRAMITAÇÃO DE PROJETOS DE LEI
Relatório – Eduardo Piovesan e Tiago Miranda
EDIÇÃO – Pierre Triboli