Treze quadrilhas se apresentam no último final de semana do projeto Pré-Junino. Neste sábado (27), a festança será no bairro do Roger e, no domingo (28), no bairro da Torre. A iniciativa do evento, que começa às 19h e funciona como um esquenta para o São João, é da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope).

“O Pré-Junino, que a Funjope e a Prefeitura de João Pessoa fazem, tem uma capacidade muito grande de mobilizar as pessoas. Nós estamos vivendo um momento extremamente inovador para as quadrilhas juninas porque estamos construindo o futuro delas. Para ter uma ideia, somente este ano, nós temos três novas quadrilhas juninas e já está em processo de criação mais quatro”, comentou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele diz que isso é exatamente o que ele e o prefeito Cícero Lucena, haviam imaginado para o avanço e o trabalho de futuro das quadrilhas juninas, que elas possam se fortalecer. “Esse Pré-Junino de 2023, junto com os festivais de quadrilhas juninas que vamos realizar no estacionamento do Almeidão, vai ser a grande marca desse movimento de renovação e de criação de novas juninas”, afirma.

Nos dois dias, 13 juninas, das quais duas convidadas, vão mostrar que estão prontas para o Festival de Quadrilhas Juninas de João Pessoa e da Paraíba. Por sua vez, com o Pré-Junino, a Funjope busca promover o fortalecimento das quadrilhas que são o símbolo dos festejos juninos.

Programação – Neste sábado (27), as quadrilhas se apresentam no Ginásio Guarany, no bairro do Roger. A noite contará com as participações das juninas Sucupira, Botijinha, Zé Monteiro, Paraíba, Lageiro Seco e a convidada Fogueira Nordestina.

Na programação do domingo (28), na Quadra de Esporte Padre Hildo Bandeira, na Torre, além da convidada Tradição Matuta, entram no salão com muito forró no pé as juninas Babado de Xita, Aconchego, Sacode Poeira, Ubando e Pindura Saia.

O projeto de São João da Prefeitura de João Pessoa envolve o Pré-Junino, o Festival de Quadrilhas Juninas do Município e do Estado, e os shows na Lagoa. Desde 2022, a ação vem fortalecendo a cultura das quadrilhas juninas na cidade, mostrando a força delas e funcionando como um preparativo para os festivais, entre eles, o Festival de Quadrilhas Juninas Municipal.

Desde o dia 13 de maio, 39 quadrilhas juninas, das quais seis convidadas, passaram pelos bairros José Américo, Mangabeira, Valentina, além do Roger e Torre, encerrando o evento.

  • Texto: Lucilene Meireles
    Edição: Andrea Alves
    Fotografia: Assessoria