A câmara municipal de Cajazeiras realizou no sábado ( 31 ) sessão especial em comemoração ao aniversário de 50 anos da Difusôra Rádio Cajazeiras, comemorado no dia 31 de Maio de 2014. A propositura foi do presidente da casa Nilson Lopes Meireles Filho (Nilsinho) que justificou a homenagem como um agradecimento a todo serviço prestado pela emissora nesse meio século de existência.
Durante a sessão foram prestadas várias homenagens, dentre elas, ao empresário José Cavalcante, como também a outras figuras importantes que fazem parte da história da rádio que é a “pioneira” da cidade. Ermerina de Souza Assis, filha de Mozart de Souza Assis- dono da Difusora Rádio Cajazeiras e o fundador Iêdo Ferreira.Ermerina de Souza Assis, filha de Mozart de Souza Assis- dono da Difusora Rádio Cajazeiras e o fundador Iêdo Ferreira.
A solenidade de homenagem contou com todo corpo atual de funcionários da emissora, como também, como nomes que já passaram com grande sucesso pelos microfones da Difusôra em outrora, a exemplo do primeiro funcionário da empresa o radialista e jornalista Iêdo Ferreira, que com oito anos de idade começava a trabalhar na difusora, quando alto-falantes e aos 10 anos de idade na função de sonoplasta colocava a Rádio no ar pela primeira vez juntamente com Paulo Roberto da Silva ” Jiquiri “, Mozart de Souza Assis ( proprietário ) Jessé de Souza Assis ( irmão e diretor) José Adegildes Batos ( diretor ) José Nilton Alcântara, Rubens Farias de Albuquerque, José Gonçalves, Antonio Augusto de Albuquerque, Maria José Lima, Lacy Nogueira, Maria Amélia, Iracy Alves, José Freire ( transmissores ), Mailson da Nóbrega (Ministro ), Walter Cartaxo, Pedro Gomes. A sessão solene na Câmara Municipal de Cajazeiras, teve inicio às 18h30 e todo o espaço físico daquele poder legislativo foi tomado por autoridades e convidados.
Iêdo Ferreira-José Adegildes Batos e Francelino Soares ( Todos fundadores da Difusora Rádio Cajazeiras ) O tempo foi passando, o público ouvinte começou a aumentar e a potência do transmissor também. De 250 watts, passou para 1.000, depois para 10.000 e finalmente para 20.000 watts (20 kW), prevalecendo essa potência até hoje, expandindo o som da emissora por boa parte do estado e algumas cidades do CE, RN e PE, próximas à divisa com a Paraíba.
Além do transmissor, mudaram também o prefixo e a frequência. O prefixo passou de ZYJ-022 para ZYI-673, com o qual permanece até os dias atuais. A frequência saiu de 1540 kHz e foi para 1070 kHz, ainda em AM.
A Difusora Rádio Cajazeiras exibiu o jornalista Wilson Furtado, que foi eleito repórter constituinte da Associação de Imprensa do Distrito Federal e ganhou notoriedade por cobrir ao vivo direto de Brasília o início da Assembleia Constituinte, passando à frente de outras grandes emissoras do Sudeste e Sul.
www.reporteriedoferreira.com.br