Orientações à população: ra Adenilde Bitarães.

O Corona vírus é uma doença grave ,que é transmitida de uma pessoa para outra de forma muito rápida através de gotículas da saliva e secreções da boca ,nariz e garganta. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, podendo causar desde sintomas como febre,tosse e dor na garganta ou até uma pneumonia grave que causa insuficiência respiratória que pode levar à morte . Pacientes idosos e portadores de doenças crônicas são os que correm maiores riscos de complicações e de morte. Pessoas sem sintomas ou sintomas leves também podem transmitir o Corona vírus.

1- Qualquer sintoma respiratório deve ser considerado como caso suspeito.
2- Em caso de sintoma respiratório permaneça em casa em isolamento, protegendo seus familiares do contágio,mantenha distância deles e use máscara.
3- Em caso de sintomas leves o tratamento deve ser realizado em casa, como fazemos com uma gripe ou resfriado comum, pois não existe ainda um tratamento específico para o Corona vírus , apenas o tratamento dos sintomas, essa medida evita a contaminação de mais pessoas.
4- caso apresente algum sinal de desconforto respiratório ou falta de ar ,deverá procurar o serviço de urgência e não um posto de saúde,somente a urgência terá medicamentos e equipamentos para esse tipo de atendimento.

5- A identificação de casos suspeitos é importante para que medidas sanitárias sejam tomadas evitando assim a propagação do Corona vírus.
6- Todas essas medidas visam garantir a segurança de todos e que as unidades de urgência estejam disponíveis para o atendimento de casos graves.
7- Todas as doenças crônicas ,precisam de tratamento, mas no momento a prioridade é evitar que o Corona vírus se propague.

8- Todas as unidades de saúde estarão abertas com a presença da equipe de saúde para orientação à população , mas não será feito agendamento de consulta e sim atendimento da demanda expontânea para quem necessitar de atendimento ,evitando que fiquem expostos ao contágio pelo Corona vírus.
9- Todas essas medidas visam a segurança e proteção da população.
10- As receitas estão com prazo de vencimento prorrogado por mais 6 meses,evitando a ida ao posto apenas para troca de receita nesse momento crítico.

11- Fique em casa , proteja você,sua família , assim estará protegendo também a comunidade.
12- Emcaso suspeito , esse deverá ser isolado e a unidade de saúde mais próxima deve ser comunicada para que o caso seja notificado e medidas de proteção sejam tomadas.

Dra Adenilde Bitarães.
Se nesse período crítico precisarem de alguma orientação,estarei à disposição.❤️

www.reporteriedoferreira.com.br