Brasil tem 114 mortes e atinge 3.904 casos do novo coronavírus

Atualização de dados foi feita neste sábado (28) pelo Ministério da Saúde

sus

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Novos registros de morte por conta do novo coronavírus dispararam neste sábado (28)

O Ministério da Saúde atualizou neste sábado (28), por meio do site covid.saude.gov.br , plataforma de atualizações em tempo real, para  3.904 o número de casos confirmados da Covid-19 no Brasil. O número de óbitos atingiu 114.

A região mais afetada permanece sendo a sudeste, com São Paulo concentrando o maior número de casos. De acordo com o painel do coronavírus no Brasil , a taxa de letalidade da doença é de 2,7%.

Dos casos confirmados, 569 pessoas estão em enfermarias. Entre os pacientes, 61,4% são homens, 91% têm mais de 60 anos e 84% são portadores de comorbidades.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, afirma que o país adquiriru 200 milhões de máscaras que virão de forma fracionada. “A máscara é o principal item neste momento. Cerca de 50% dos nossos equipamentos estão no centro de distribuição, em Guarulhos, prontos para serem enviados para outras localidades”, diz ele.

Mandetta orienta que população fique em casa

Luiz Mandetta, Ministro da Saúde, afirma que o Brasil tem muitos leitos de UTI à disposição. “As estradas brasileiras matam muito. Motocicletas são grandes causadoras de traumas no país”, diz ele. “Estes leitos utilizados por trauma serão usados para pacientes da Covid-19”.

O Ministério da Saúde também divulga que o Brasil não terá apenas uma sobrecarga na saúde, mas também na logística. “Há uma fila na reabertura da compra de equipamentos da China. Por isso, é importante ficar em casa, para que não faltem equipamentos. Vamos nos mover pela racionalidade”, pede o Ministro.

“A doença veio para o Brasil pela elite. Em Brasília, todos os casos estão concentrados na Asa Sul. No Rio de Janeiro, os casos estão na Barra da Tijuca. Aos poucos, a doença vai entrar nas periferias, mas ainda está acontecendo”, afirma ele.

www.reporteriedoferreira.com.br  / Ig