A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Ana Maria Lins, visitou, nesta terça-feira (26), as obras de restauração e recuperação do Museu Casa do Artista Popular Janete Costa, localizado na Praça da Independência, em João Pessoa. O equipamento, que vai abrigar mais de 1,5 mil peças que representam o mais autêntico artesanato produzido na Paraíba, será entregue em março pelo Governo do Estado. Na ocasião, Ana Maria Lins visitou, ainda, as obras do Museu Cidade de João Pessoa e as instalações da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PB).

A primeira-dama ressaltou que o Museu Casa do Artista Popular Janete Costa beneficia toda a cultura paraibana. “Mais uma grande ação do Governo do Estado em prol da cultura paraibana. É um equipamento muito importante que vai abrigar todo o acervo do artesanato paraibano, com todas as tipologias encontradas no Estado. Preservar nosso patrimônio é preservar nossa história, nossa identidade”, disse.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, afirmou que a entrega do Museu Casa do Artista Popular Janete Costa representa o coroamento das ações do Governo do Estado, nos últimos dois anos, em prol do artesanato paraibano. “O governador João Azevêdo, ao lado da primeira-dama e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano, tem demonstrado, ao longo desses dois anos de gestão, toda a sensibilidade, toda a responsabilidade com o artesanato do nosso Estado. Essa obra do Museu Casa do Artista Popular Janete Costa vem coroar todas essas ações”, acrescentou, agradecendo a primeira-dama todo o empenho e citando alguns problemas enfrentados pelo equipamento antes do restauro e recuperação, como infiltrações e infestação por cupins.

Por sua vez, a diretora da Suplan, Simone Guimarães, destacou a importância das duas grandes obras que vão ser entregues à população paraibana. “Estamos concluindo a recuperação e o restauro desses dois grandes prédios: o Museu Casa do Artista Popular Janete Costa e o Museu Cidade de João Pessoa. A casa que vai abrigar o Museu Cidade de João Pessoa, por exemplo, estava abandonada havia vários anos. Foi feito o restauro completo, do piso à coberta”, disse.

O diretor do Museu Casa do Artista Popular Janete, Fábio Morais, agradeceu a visita da primeira-dama e também destacou a importância do espaço para a cultura paraibana. “Esse museu vai ilustrar a cultura paraibana da forma mais completa: com todas as tipologias do nosso artesanatoencontradas no Estado, dos mestres-artesãos”, comentou.

Entre as benfeitorias que o Museu Casa do Artista Popular Janete Costa vai ganhar estão novas instalações elétricas, cabeamento estruturado e infraestrutura da rede de ar-condicionado.

A primeira-dama e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano conheceu diversas instalações do equipamento, a exemplo do espaço destinado à tipologia de brinquedos populares, metal e a loja onde serão comercializadas peças do artesanato do Estado. Ao todo, os investimentos superam os R$ 620 mil.

Visita ao Procon – Por fim, a primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, visitou as instalações da nova sede do Procon Estadual, também localizada na Praça da Independência, na Capital.

Acompanhada pela diretora da Suplan, Simone Guimarães, Ana Maria Lins foi recebida pela superintendente da Autarquia, Késsia Cavalcanti.

Com um espaço bem mais amplo, a estimativa é que o número de atendimento diário tenha um crescimento médio de 30%.

Késsia Cavalcanti agradeceu a visita da primeira-dama às instalações da nova sede do Procon Estadual. “Foi com uma grande satisfação que recebemos a visita de Ana Maria Lins, oportunidade em que pudemos mostrar o nosso trabalho em prol dos direitos do consumidor paraibano. Fenomenal essa visita da primeira-dama, que está ao lado de todas as unidades do Estado, dando aquele toque pessoal dela”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *