Cursos, palestras e oficinas para a disseminação do conhecimento científico e da valorização da ciência. Assim foi o primeiro dia de evento presencial, nesta segunda-feira (4), da XVIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que está ocorrendo na Estação Cabo Branco- Ciência, Cultura e Artes. Nesta terça-feira (5), a programação segue com uma mostra de robótica, campeonato de LOL, entre outras atividades presenciais e online, das 8h às 22h.

Os interessados em participar do evento, que é gratuito e aberto ao público em geral, podem conferir a programação completa no site https://www.even3.com.br/snct_jp2021/. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada em todo o País pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento acontece pela primeira vez em João Pessoa e é organizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec).

“O evento começou no último fim de semana, com atividades online, inclusive com a participação do ministro Marcos Cesar Pontos. Hoje, abrimos as atividades presenciais na Estação Cabo Branco, seguindo o tema da semana que é a transversalidade da ciência e da tecnologia para o planeta. Essa transversalidade pressupõe ações integradas nas diferentes áreas do conhecimento com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou Margareth Diniz, secretária da Secitec.

Stands – Além de cursos, oficinas e palestras, há vários stands montados na área externa da Estação Cabo Branco, onde quem for prestigiar o evento poderá conhecer o que vem sendo desenvolvido. Além dos órgãos municipais, universidades como UFPB, Unipê e Uniesp, Exército e empresas também montaram stands no local.

A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), por exemplo, está apresentando projetos como as câmeras de monitoramento, o aplicativo Monitora Jampa e o Dronemob, que usa a tecnologia dos drones para monitorar, fiscalizar e auxiliar a engenharia de tráfego. A equipe também fez a distribuição de material e kit educativo para crianças e adultos.

“Estamos apresentando as nossas soluções tecnológicas, mostrando que a Semob-JP está sempre afilada com a tecnologia. Ficaremos aqui até a próxima sexta-feira apresentando tudo para a população que comparecer a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia”, afirmou Haylton Medeiros, chefe do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT).

Visitação – O evento, que acontece até a próxima sexta-feira (8), receberá, durante todos os dias, alunos da Rede Municipal de Ensino, que poderão aprender mais sobre ciência e tecnologia. Na tarde desta segunda-feira (4), os estudantes da Escola Anita Trigueiro do Vale, localizada no bairro do Altiplano, participaram do evento.

Testagem – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também montou um stand no evento para a realização de testes gratuitos de Covid-19. O teste que está sendo feito é o RT-PCR, com o resultado saindo poucos minutos após a sua realização.

  • Fonte: PMJP
  • Texto: Allan Hebert
    Edição: Cristina Cavalcante
    Fotografia: Kleide Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *