A discussão reuniu secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil organizada
Ações de Mobilidade Urbana são debatidas em audiência sobre a LOA 2022

A mobilidade urbana foi um dos temas de destaque da audiência pública que debateu a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2022, realizada nesta quinta-feira (2), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A discussão reuniu secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil organizada.

Entre as ações previstas para serem executadas no próximo ano, o secretário municipal de planejamento, José Willian Montenegro Leal, destacou que pretende transformar a Avenida Hilton Souto Maior em uma nova entrada de João Pessoa. “Esse projeto de requalificação, assim como o da Barra de Gramame, já está na Caixa Econômica em análise, já existem recursos”, afirmou, respondendo a um questionamento do vereador Marmuthe Cavalcanti (PSL) sobre os investimentos na região. O secretário lembrou a burocracia do processo, mas previu que no final do primeiro trimestre do ano que vem haverá o início das obras.

Sobre o trânsito na orla de Manaíra, José Willian afirmou que vai devolver a mobilidade para o local e que o Ministério Público já foi contatado a respeito das mudanças previstas. “Foi colocada uma ciclofaixa lá, tirando o estacionamento e uma faixa de rolamento. Hoje vivemos um caos no trânsito e vemos o comércio sucumbindo. Em um primeiro momento, no mínimo, vamos fazer o alargamento da via, tirando a ciclofaixa de onde está para deixa-la além da calçadinha, como acontece no início da praia Cabo Branco, e recolocar o estacionamento”, explicou.

Respondendo a uma indagação do vereador Odon Bezerra (Cidadania) sobre as ações previstas para o Altiplano, o secretário informou que há um projeto para a subida do bairro. “É uma obra grande, que supera R$ 100 milhões, porque precisa fazer alças, rebaixar vias, colocar mais quatro vias, além das existentes, e fazer desapropriações com a proteção do Rio do Cabelo. A prefeitura tem um projeto de ligar a subida do Altiplano até a Hilton Souto Maior, margeando e preservando o Rio do Cabelo”, afirmou, ressaltando a preocupação da gestão com a mobilidade.

José Willian ainda destacou que haverá a ligação das Três Ruas dos Bancários com o anel da Cidade Universitária, além da duplicação do anel e da ligação com o bairro Altiplano, nas imediações do Hospital Universitário, também com a duplicação das vias. Ele reforçou que há a intenção de requalificar a extensão do Rio Jaguaribe da sua nascente até a Avenida Rui Carneiro, com a criação de acessos e saneamento básico.

De acordo com o secretário de planejamento, 25 hectares da área do que hoje é o Aeroclube vão abrigar um grande parque, cujo projeto que regulamenta a sua criação está para chegar à CMJP. “Vamos conseguir corrigir a chaga que é a não interligação de Manaíra com o Bessa e o Aeroclube, com as consequências chegando à BR”, garantiu. Ele destacou ainda um grande projeto de requalificação da BR 230 com duplicações de vias próximas, praçamentos, urbanização, retornos, binários e viadutos. José Willian ainda citou a interligação da Avenida Ranieri Mazzili com as vias próximas ao Centro Administrativo. “Vai favorecer o acesso ao Valentina e toda aquela região”, garantiu.