Uma via com pavimento seguro é fundamental para a fluidez e segurança do trânsito. Ruas e avenidas de toda João Pessoa recebem uma atenção especial da Operação Tapa-Buraco, uma ação que executa serviços de manutenção em dezenas de bairros da Capital todos os dias. Este ano, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) fechou mais de 6.500 buracos, atendendo solicitações da população.

De acordo com a Diretoria de Manutenção e Conservação (DMC), esse quantitativo corresponde a uma área de 26.765,50m² em paralelepípedo e 2.156,95m³ em pré-misturado a frio – que é o asfalto. Essa indicação sobre qual o tipo de pavimento que deve ser utilizado é feita por uma equipe de campo, que verifica o tipo de problema para a execução do serviço.

“Em geral, são cinco equipes focadas em ruas de paralelepípedo e entre três e seis equipes em ruas de asfalto. O número varia de acordo com o tipo de demanda e época do ano. Períodos chuvosos, por exemplo, a gente intensifica o número, porque sabemos que é quando aumenta a quantidade de buracos, mas estamos sempre com um bom efetivo atuando todos os dias nas ruas de João Pessoa”, explicou o diretor da DMC, Rodrigo Pacheco.

Ruas e avenidas principais com maior fluxo de carros e passagem de ônibus são consideradas prioritárias para a execução do serviço. Mas a Operação Tapa-Buraco atende todas as solicitações por meio do call center da Seinfra no número 0800-031-1530. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 22h, mas a Seinfra atende, também, pedidos por outros canais da Prefeitura de João Pessoa, como redes sociais.

  • Texto: Max Oliveira
    Edição: Felipe Silveira
    Fotografia: Arquivo/SECOM