A Prefeitura Municipal de Santa Rita, lançou na última quarta-feira (16), o maior pacote de obras da história do município. O conjunto de ações, avaliado em quase R$ 30 milhões, visa beneficiar milhares de moradores da cidade, melhorando a qualidade de vida, conforto, além de gerar emprego e renda. O evento aconteceu no ginásio O Renatão, no Bairro Popular, e contou com a presença do prefeito Emerson Panta que fez o anúncio.

O maior investimento dentro do pacote de obras parte de um dos pedidos dos moradores da região, que será a construção da Rua Assis Chateaubriand, também conhecida como Via Nova, que vai interligar os bairros de Tibiri II e Marcos Moura. Esta obra terá investimento de mais de 10 milhões e uma extensão de 3,2km. A construção da Via Nova também contará com a primeira ciclovia da cidade. Um pedido antigo dos moradores, que será atendido na atual gestão da prefeitura, concretizando a solicitação daqueles que há tanto tempo sonham com este momento.

A obra da Via Nova também vai interligar locais adjacentes, como a Praça do Chafariz e o binário. Na programação de ações, ainda estão incluídos serviços de drenagem e asfalto da Avenida Arnaldo Trigueiro, além da ligação entre as ruas Embaixador Milton Cabral, com a Governador Osvaldo Trigueiro e Senador Adalberto Ribeiro.

A Praça Prefeito João Crisóstomo, também conhecida como Praça do Chafariz, no bairro Tibiri II, também será beneficiada dentro do conjunto de execuções, pois o local irá passar por um projeto de revitalização urbana. Na praça, haverá substituição da paginação do piso, nova iluminação de LED, equipamentos de academia ao ar livre, pista de cooper para a prática de atividades físicas, além de playground para as crianças, estacionamento, revitalização da pista de skate, piso acessível em toda extensão e rampas de acessibilidade. Também terá baia para parada de ônibus e inserção de toda estrutura de proteção em alambrado para as duas quadras.

No pacote de obras também está incluso o projeto urbano do Parque Linear, o primeiro da cidade. O parque vai beneficiar os moradores do Loteamento Plano de Vida e do bairro de Marcos Moura. Este projeto irá contar com pista de cooper e duas quadras para a prática de esportes. Além de equipamentos ao ar livre.

Dentre as obras, estão serviços de drenagem e pavimentação em paralelepípedo em diversas ruas do loteamento Sol Nascente, em Tibiri II, que são as ruas: Baía da Traição e Etelvino Eugênio, Amilton Veloso, Intendente Cordeiro, Francisca Batista, Maria Alves Gonçalves e Manoel Pedro Francelino.

O centro de Santa Rita está incluso no pacote de serviços. As ruas serão recapeadas e asfaltadas. Sendo elas: Epitácio Pessoa, Amaro Coutinho, Santos Dumont, Travessa Dr. Fonseca/rua Dr. Fonseca, Semeão Leal, Cardoso Vieira, Senador José Américo de Almeida, São João, Antenor Navarro, Vereador Reginaldo de Freitas, Olinto Freitas, Praça João Pessoa, Juarez Távora, Siqueira Campos, Gomes da Silveira com rua Alvina Cavalcante.

Outra ação da prefeitura será a construção do Complexo Comunitário São Pedro, no Bairro Popular. O edifício, abandonado em outras gestões, será recuperado e uma cozinha comunitária será instalada, fornecendo alimentação gratuita, através de quentinhas para a população de Santa Rita. O local também terá um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e uma praça para prática de atividades físicas.

De acordo com o prefeito Emerson Panta, este é um dia em que a esperança da população será renovada, e é um momento que entrará para a história. “O dia de hoje entra para a história do município, como o maior investimento já realizado até hoje de uma única vez. Trazendo obras que vão mudar a cara de Santa Rita, melhorando a qualidade de vida, mobilidade, o social e demais aspectos para promover dias mais confortáveis para os santa-ritenses”, afirmou o prefeito.

No evento, o secretário de Infraestrutura Klelyson Leite, destacou a importância de obras tão significativas para a cidade de Santa Rita. “São obras estruturantes, que vão beneficiar a cidade, gerando emprego e renda. A população de Santa Rita merece respeito e eu me identifico demais com todos”, pontou Klelyson Leite.

Ainda no lançamento do pacote de obras, o prefeito destacou que todos os bairros serão futuramente contemplados, sendo esse o primeiro lançamento, mas não o único deste ano.