A procura pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) segue crescente na Paraíba. Uma das principais motivações seria o retorno do governador João Azevêdo aos quadros, depois de se filiar ao Cidadania em 2019 e anunciar sua saída essa semana para voltar ao campo socialista.

A estimativa é de que nos próximos dois meses, período em que se encerra as filiações para as eleições de 2022, o número de filiações supere as expectativas, como avaliou o deputado federal Gervásio Maia, em entrevista ao ClickPB, nesta terça-feira (22).

“É crescente a procura pelo PSB. Dezenas de lideranças querendo seguir no projeto do partido. Desde a decisão de filiação do governador, a gente segue com muita procura. Estamos vendo um clima muito otimista. Mais do que um retorno de João Azevêdo, o momento de fortalecimento ultrapassa esse feito, com pessoas que eram de outros partidos querendo migrar para nossa legenda. Vamos dar todo o brilho para essa campanha com quadros bem qualificados”, disse.

De acordo com o calendário eleitoral de 2022, a regra é que o pretenso candidato esteja filiado a um partido com no mínimo seis meses de antecedência à data do pleito, prevista para outubro de 2022 – ou seja, em março de 2022. Já de 3 de março a 1º de abril, deputadas e deputados podem trocar de partido sem perderem o mandato.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), registrou o PSB entre as dez legendas que mais elegeram prefeitos, vice-prefeitos e vereadores no primeiro turno das Eleições Municipais de 2020. O Partido Socialista Brasileiro (PSB), elegeu 3.498 candidatos (5,12%), sendo 250 prefeitos, 265 vice-prefeitos e 2.983 vereadores em todo o país.