O vereador Bruno Farias (Cidadania) comemorou a informatização da Gestão Municipal e requalificação de unidades de saúde durante pronunciamento na sessão desta quinta-feira (26), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O parlamentar, que é líder da bancada da situação na Casa, destacou que a saúde do município está passando por uma grande transformação.

Bruno Farias comemorou a análise das informações enviadas ao Ministério da Saúde, que, por causa de um ataque hacker na plataforma da instituição, não tinham sido computadas dentro do prazo. “Após diversas reuniões relatando o problema e levando os números, semana passada tivemos a grata informação de que todos os dados foram devidamente lidos e acolhidos. A meta de João Pessoa para o primeiro quadrimestre de 2022 era de 590 mil beneficiários cadastrados. O número atingido foi 618.308 cadastros enviados para o Ministério da Saúde”, informou, parabenizando agentes de saúde, os coordenadores das unidades básicas de saúde, os que compõem a Secretaria Municipal de Saúde e a ex-diretora de atenção à saúde, Rayana Vanessa Guimarães Coelho.

“A prefeitura não perdeu um centavo de real, ao contrário. Em razão dos serviços de informatização da saúde, começou a receber recursos que já eram merecidos pela cidade e que, por lapso ou omissão da gestão anterior não foram adquiridos e encaminhados para o nosso município”, esclareceu.

O parlamentar explicou que no início da gestão atual os cadastros dos usuários da saúde ainda eram feitos de maneira artesanal. “Cícero Lucena tomou a decisão política e administrativa de informatizar os serviços não apenas da saúde, como da administração pública em geral”, destacou, ressaltando também a implantação do Programa Papel Zero em toda administração do Município desde o início deste ano.

De acordo com o vereador, a saúde da capital está passando por grande transformação. “Do início da gestão para cá foram, em 17 meses, 14 prédios da saúde pública do nosso município foram recuperados, com a infraestrutura já requalificada”, enfatizou Bruno Farias, acrescentando que a unidade de saúde da Penha está em processo de reestruturação e requalificação previsto para ser concluído nos próximos dias.

“É preciso que isso seja dito para que a verdade possa triunfar sobre eventuais meias verdades ditas. A verdade é que estamos passando por um grande processo de reforma nas unidades de saúde do município. Temos um cronograma de recuperação de unidades por toda cidade, que está sendo cumprido à risca pela equipe de engenharia da prefeitura”, salientou, criticando o estado caótico que a gestão anterior deixou a saúde da Capital.