A partir desta terça-feira (14), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Augusto Almeida Filho, localizada no bairro de Cruz das Armas, e a Célio Pires de Sá, no bairro do Valentina, passam a atender exclusivamente pacientes com síndrome gripal. As unidades localizadas nos bairros dos Bancários (UPA-E Dr. Lindbergh Farias) e em Manaíra (UPA Oceania) continuam atendendo normalmente outras doenças.

De acordo com o secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, a medida visa fortalecer a biosegurança dos profissionais e pacientes e, dessa forma, evitar infecções cruzadas dentro do serviço. “Com essa medida reforçamos nossa rede de combate ao coronavírus e ajudamos na proteção dos pacientes e dos nossos profissionais que vão cuidar exclusivamente de um tipo de infecção”, explica.

Pessoas consideradas como casos suspeitos, com síndrome gripal e sintomas como febre, dispnéia (cansaço respiratório) e dor de garganta devem buscar assistência nas UPAs específicas para atender casos de Covid-19. “Nessas duas unidades estarão sendo atendidos exclusivamente adultos e que sejam residentes de João Pessoa. Já a referência para atendimento infantil é o Hospital Municipal do Valentina”, destaca Adalberto Fulgêncio.

Os casos atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e Corpo de Bombeiros (193) passarão a ser encaminhados para o Hospital São Luiz, em Jaguaribe, que dispõe de 40 leitos para tratar de casos considerados moderados da Covid-19, fruto de uma parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *