Os integrantes do colegiado analisaram problemas de trânsito e transporte público do local, e colheram demandas da população a fim de propor soluções.

O girador da entrada do bairro Valentina de Figueiredo foi o segundo local analisado pelos integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Os vereadores colheram as demandas da população referentes aos problemas de trânsito e transporte público do local a fim de propor soluções, durante visita na manhã desta quarta-feira (20). A primeira ação da Frente havia visitado a entrada do bairro Aeroclube.

O líder comunitário Antônio de Medeiros enfatizou que os grandes problemas do bairro são a falta de transporte coletivo eficiente e o trânsito desorganizado. “É uma confusão imensa, com paradas de ônibus lotadas, falta de sinalização adequada e fluxo de carros muito ruim. Moro aqui há 22 anos e sempre existiu esse problema com transporte. Estamos precisando muito, e com urgência, de atenção nessa área”, solicitou.

Uma das lideranças locais, o vereador Marmuthe Cavalcanti (PSL), destacou que um dos trechos de entrada e saída do bairro tem enfrentado muitas dificuldades, principalmente nos horários de pico. “Depois da instalação da Perimetral, o trânsito ficou ainda mais caótico. Por isso, a gente tem chamado a atenção da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e da Prefeitura para que se faça um novo estudo aqui, uma reavaliação que possibilite ajustes e melhoramentos no acesso ao bairro. Nos horários de pico, a demora é um absurdo, os carros andam a passo de tartaruga. Estamos preocupados com essa dificuldade e com o estresse causado pelo descaso com esta localidade”, alertou o parlamentar.

Outro gargalo na fluidez do trânsito, apontado pelo vereador Coronel Sobreira (MDB), foi a precariedade da rotatória. “O diâmetro é muito pequeno e, por isso, termina causando confusão, com um acúmulo de veículos”, observou. A ausência de ciclovia no local também foi apontada pelo parlamentar. “A estrutura da via é boa, larga, com um pavimento novo. O que é necessário é um estudo para transformar um pedaço dela em uma ciclofaixa que garanta segurança ao ciclista, porque assim você também está estimulando as pessoas a deixarem seus veículos em casa, não pegando trânsito para o trabalho, para atividades rotineiras”, sugeriu.

O vereador Tarcísio Jardim (Patriota) destacou que a finalidade da visita é justamente essa: estudar maneiras de desafogar o trânsito no local e evitar que todos os carros desemboquem no girador. “O problema desse girador, em particular, é que ele é uma via de acesso de vários outros bairros, além de universidades e pontos comerciais. Ele funciona como um gargalo: as pessoas vêm de diversas localidades e se deparam com ele. O resultado é fluxo intenso, principalmente nos horários de pico, e a gente tem que ver possibilidades de melhorar esse tráfego”, ressaltou.

 

Soluções

O secretário de Gestão Governamental da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Diego Tavares, parabenizou os parlamentares pela iniciativa e afirmou que a gestão está engajada no desafio de apresentar as melhores soluções para os problemas encontrados nesse trabalho em conjunto com a CMJP. Ele salientou que a região já está sendo contemplada com uma obra que vai melhorar a mobilidade urbana da Zona Sul.

“O secretário George Morais (Semob) estará recebendo essa demanda para que a gente possa trazer melhorias de mobilidade. Aqui na Zona Sul já temos uma obra sendo feita, o Terminal do Valentina, que vai ajudar nessa mobilidade, além de outras intervenções que precisam ser feitas. Essa é uma ação importante, uma união entre a PMJP e a Câmara para que a gente possa trazer desenvolvimento para a cidade de João Pessoa”, destacou Diego Tavares.

O gestor à frente Semob da Capital, George Morais, afirmou que a gestão possui planejamento de soluções para alguns dos problemas com o transporte público e trânsito na região. “Temos aqui nas imediações a perimetral sul, que é uma problemática, porque já houve a quebra do canteiro central, colocando em risco a segurança viária. Já finalizamos o projeto da rotatória na perimetral, que está na secretaria de infraestrutura para que seja licitado nos próximos dias. Em relação à entrada do Valentina, estamos analisando a situação. A expectativa é que de imediato possamos fazer melhorias na sinalização horizontal, ou seja, pintura e faixa de pedestres; e fazer a revitalização da sinalização vertical, com a colocação de placas, para que, em seguida, possamos partir para soluções com obras físicas”, elencou.

George Morais destacou ainda que a obra do Terminal de Integração do bairro vai resolver diversos problemas. “A obra do terminal de integração está em pleno andamento, um investimento de R$ 3,8 milhões, com recursos próprios da Semob. A obra foi abandonada pela gestão passada e retomada pelo prefeito Cícero Lucena. A expectativa é que em julho/agosto próximos, a obra seja concluída e, assim, a gente consiga ofertar um transporte coletivo de melhor qualidade. A partir do terminal, a gente vai conseguir distribuir melhor as linhas, planejar melhor e diminuir o tempo de espera do cidadão, principalmente dos bairros da Zona Sul da cidade, como Valentina, Colinas do Sul e circovizinhos”, adiantou.

 

Agenda da Frente

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Urbana na CMJP, vereador Damásio Franca (PP), ressaltou que essa é a segunda ação realizada na cidade, e anunciou que a próxima deve ocorrer no bairro do Jardim Luna, em novembro. “Após essa última ação, nós vamos fazer um calendário para 2022. Provavelmente teremos seis ações. Vamos aguardar as sugestões”, informou.

Damásio ainda revelou que foi entregue ao secretário Diego Tavares um relatório com as demandas apresentadas na primeira ação da Frente. “Entregamos um relatório ao secretário Diego Tavares com as solicitações dos moradores, dos vereadores e com os requerimentos aprovados em plenário. Transformamos tudo em um documento, aprovamos no plenário da Câmara e entregamos diretamente ao secretário para ele levar para a Semob e a Secretaria de Planejamento para as devidas resoluções”, explicou.

O vereador Thiago Lucena (PRTB) encarou de forma positiva mais esta ação da Frente Parlamentar. “Vejo de forma muito positiva mais esta ação. Na vez passada, fomos àquele gargalo do Aeroclube. Hoje, estamos no Valentina, que tem algumas demandas de faixa de pedestres e dessa rotatória de entrada do bairro, que é um problema a ser resolvido, principalmente pela Semob com a ajuda da Frente Parlamentar”, avaliou.

  • Fonte: CMJP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.