A “Caravana da Educação: chamada escolar 2022” aconteceu entre os dias 25 a 28 de janeiro e visitou as escolas de Santa Rita. Com o objetivo de combater a evasão escolar, que foi agravada por conta da pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Educação, realizou uma força-tarefa para fazer uma busca ativa por crianças e adolescentes, que estejam fora da escola.

A equipe de técnicos e funcionários percorreram diversos bairros da zona rural e urbana. Algumas das localidades visitadas foram os bairros Popular, Várzea Nova, Tibiri (I a III), Centro, Heitel Santiago, Jardim Carolina, bairro do Açude, bairro de Santa Cruz, além dos polos de Campo, como Cicerolândia, Odilândia, Livramento, Bebelândia, Lerolândia, Forte Velho, entre outros.

Cerca de 230 pessoas, incluindo gestores das escolas e dos Centros Integrados de Educação Infantil (CIEIs), além da equipe técnica, participaram da Caravana da Educação, na cidade de Santa Rita. Em cada polo, teve uma escola acolhedora para recepcionar a equipe e realizar a busca ativa, para que os alunos do município possam ter acesso à educação pública e de qualidade.

A secretária de educação, Edilene Santos, reforçou a importância da Caravana diante do cenário da pandemia da Covid-19. “Essa semana foi bastante proveitosa. Tivemos uma ação da Caravana Escolar para procurar crianças e adolescentes, que não estejam em sala de aula. Também houve encontro com gestores das unidades escolares do município para analisarmos as diretrizes de 2022 e potencializar os resultados positivos, incentivando as boas práticas. Ainda discutimos a adoção de mais medidas que evitem a evasão escolar. Faço aqui o meu apelo para que os pais matriculem os seus filhos nas escolas, garantindo um futuro melhor e digno para os seus filhos”, concluiu.

As aulas estão previstas para começar no dia 21 de fevereiro. As matrículas para os alunos novatos acontecem durante todo o ano. Já os alunos registrados no Sistema de Ensino têm as matrículas renovadas automaticamente.