A redação do Patosonline.com conversou na manhã desta terça-feira, dia 01 de janeiro, com o prefeito municipal de Santa Terezinha-PB, Arimatéia Camboim, que tranquilizou os professores do município em relação ao aumento no piso salarial da classe.

Segundo relatou o gestor, a prefeitura estava apenas aguardando o aumento por parte do Governo Federal e que esse aumento já deve ser implantado logo em seguida, devendo ser pago retroativo ao mês de janeiro.

O prefeito garantiu que irá honrar o aumento de 33,24%: “Vamos honrar, vamos cumprir, isso foi sempre uma meta nossa […]. Admiro os professores pelo seu trabalho, quero dizer que fiquem tranquilos e logo que seja regulamentada a situação a gente vai começar a fazer o pagamento já com o percentual que o Governo Federal determinou”, complementou o gestor.

O Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN) teve a maior correção desde o surgimento da Lei do Piso em 2008. Com o reajuste de 33,24% anunciado na última quinta-feira (27/01) pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, o piso para 2022 será de R$ 3.845,63. Mais de 1,7 milhão de docentes serão beneficiados em todo o país, de acordo com o Ministério da Educação.

O piso nacional da categoria é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais. Ele foi instituído pela Lei 11.738 de 2008, regulamentando uma disposição já prevista na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB). A lei estabelece, ainda, que os reajustes devem ocorrer a cada ano, em janeiro.