O plantão de final de semana no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) teve muitas ocorrências. Entre às 18h da sexta-feira (04) e a meia noite deste domingo (06), a unidade realizou 26 cirurgias, sendo 20 de emergência e seis eletivas e teve um aumento de 48% nos atendimentos de urgência e emergência e de 29% nos sinistros de trânsito, em relação ao final de semana passado. Neste período, 213 pessoas deram entrada na unidade.

O plantão de maior movimento foi o do sábado, quando 97 pessoas foram atendidas, seguido do plantão de domingo quando deram entrada mais 83 pessoas. E das 18h até a meia noite da sexta-feira, mais 33 pessoas passaram pela Urgência e Emergência da unidade. Das 27 pessoas vítimas de sinistros no trânsito, nove precisaram permanecer internadas após os primeiros atendimentos. Foram 25 acidentados com motos e outros dois por atropelamento. Patos foi onde teve mais vítimas, com seis ocorrências, mas o hospital atendeu pacientes acidentados de outros 15 municípios.

Além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com sintomas de síndrome gripal, com 26 casos, queda da própria altura (24), dor abdominal (18), dor no peito (10), queda de nível (7), náusea e vômito (6), agressão animal (6), dor no pé (5), agressão física (5), dor nos testículos (5), entre outros motivos.

Das 26 cirurgias realizadas no plantão do final de semana, a maior parte delas foi vascular, seguida de procedimentos de cirurgia geral, com oito casos, cinco cirurgias oncológicas e outras quatro ortopédicas. “Foi um final de semana bastante movimentado, haja vista o alto número de procedimentos cirúrgicos, sendo a maioria de emergência. Também tivemos um aumento de quase 50% no volume de atendimentos na urgência e emergência em relação ao final de semana passado, o que exigiu ainda mais de nossa equipe, que conseguiu atender toda essa demanda”, destaca o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.