Repercutindo os pronunciamentos dos colegas parlamentares na manhã desta terça-feira (3), o vereador Marcílio do HBE (Patriota) usou seu tempo na tribuna para falar sobre as condições do transporte público em João Pessoa e relembrou, ainda, um projeto de lei, apresentado por ele em 2021, a fim de facilitar o serviço.

Distância, horário e a estrutura física foram algumas das queixas feitas pela população sobre os ônibus e citadas no pronunciamento do parlamentar municipal: “O vereador Tarcísio falou de várias reclamações que as pessoas que usam o transporte público têm. A distância, os horários, a dificuldade de quem sai do trabalho por volta das 22h para pegar o transporte urbano, precariedade do fornecimento e da estrutura física do transporte”.

Marcílio também contou que, no ano passado, um dos primeiros projetos de lei apresentados pelo seu gabinete foi o de nº 163/2021, que diz respeito à possibilidade de compra de passagens com cartão de crédito nos pontos físicos. “O cidadão poderia ter nos seus bairros, haja vista que, hoje, isso só existe pela internet, mas vários consumidores não sabem usar essa modalidade. Então, nós apresentamos um projeto de lei que facilitaria tanto a aquisição da passagem, quanto a vida do pai de família que tem seu salário já comprometido e, no final do mês, precisa viabilizar essas passagens, podendo, portanto, adquiri-las com cartão de crédito”. Segundo disse, o projeto está parado na Secretaria Legislativa e este é o momento para voltar a movimentá-lo, colocando em votação no plenário: “Até pelas Comissões já transitou. E com parecer favorável”.

Integrante da Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana, Marcílio explicou que a proposta de reajuste das passagens e de melhoramentos na condição do transporte urbano não foi submetida à Frente.

O parlamentar acredita que, caso o reajuste no preço da passagem de ônibus na capital visar o melhoramento de serviços e estruturas físicas do transporte público, pode-se ser admitido.

Campanha da Fraternidade

Marcílio ainda aproveitou para falar sobre a Campanha da Fraternidade de 2022, lançada virtualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta quarta-feira, 2.

“O prefeito vem reformando, equipando as escolas, assim como pede e determina a Campanha da Fraternidade. “Fala com sabedoria, ensina com amor” – tema da campanha – Isso vem depois de toda essa dramática situação que os alunos das redes municipal e estadual têm passado com o ‘Fique em casa’. Nós sabemos o quanto essas crianças e adolescentes sofreram nesses momentos. O prefeito Cícero Lucena, com sua sensibilidade de gestor, entregou, e eu presenciei, no Espaço Cultural, a distribuição dos ‘chromebooks’ aos professores, para melhorar o desenvolvimento de cada profissional da educação nas escolas de João Pessoa”.

  • Créditos: Secom CMJP