O presidente Jair Bolsonaro (PL) continua em segundo lugar, mas cresceu nas pesquisas de intenção de voto, segundo a Quaest Consultoria divulgada nesta terça-feira (16) pela Genial Investimentos. A pesquisa aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança nas intenções de voto para a Presidência no 1º turno com 44%, em um dos cenários. Nas duas pesquisas anteriores do mesmo instituto, ele tinha 45%, oscilando agora dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Bolsonaro continua em segundo lugar, porém cresceu de 23% para 26% desde as duas últimas amostragens, nesse primeiro cenário testado. O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) empatam novamente com 7%, no terceiro lugar. A lista segue com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o deputado federal André Janones (Avante), com 2% cada um. Já a senadora Simone Tebet (MDB) tem 1%.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), aparece na pesquisa pela primeira vez. Nos dois cenários em que ele participa, fica com 3% e 1% —nessas situações, há uma quantidade reduzida de candidatos. Felipe D’Ávila (Novo) não pontuou. Brancos e nulos são 6% e indecisos somam 5%.

A pesquisa ouviu duas mil pessoas, entre os dias 10 e 13 de março. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-006693/2022.