A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec/JP) segue com as equipes de prontidão, em campo, após registrar a média de 70,83 milímetros (mm) de chuvas nas últimas 24 horas – até as 9h10 desta quarta-feira (25). O maior acumulado do período foi registrado no Cuiá, com 115 mm e Altiplano, com 101,2 mm. Por PMJP.

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, disse que a Compdec-JP está atenta para os pontos de alagamento, deslizamento e áreas riberinhas e que a maioria das ocorrências registradas durante a noite, madrugada e começo da manhã desta quarta-feira (25), não foram graves, com exceção de uma casa que desabou em Oitizeiro, mas não deixou feridos, pois o morador não estava no imóvel.

BR-230 – Já no deslizamento da barreia no quilômetro 18 – Castelo Branco, na BR-230, sentido João Pessoa – Cabedelo, a desobstrução da pista já está em andamento, com equipes e maquinários da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), atuando no local, juntamente com o Dnit. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) também auxilia a Polícia Rodoviária Federal (PRF), desviando e orientado o trânsito.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, foram mais de 70 milímetros (mm), em média, de chuvas nas últimas 24 horas, passando de 100 mm em alguns pontos, mas graças ao trabalho em conjunto realizado entre a Defesa Civil com outros órgãos da Prefeitura de João Pessoa, nada de mais grave aconteceu, apesar dos transtornos. Ele também reiterou que a Defesa Civil está fazendo as vistorias para o encaminhamento das devidas providências.

Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 9.8831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas.

Volume de chuvas na Capital – últimas 24 horas (até 9h10)

Tambauzinho: 86,8 mm

Manaíra: 79,2 mm

Altiplano: 101,2 mm

Centro: 6,6 mm

Grotão: 36,2 mm

Cuiá: 115 mm

Ações da Seinfra- A Secretaria de Infraestrutura está apoiando a Defesa Civil nas áreas com deslizamento de terra, colocando equipamentos como caçamba, retroescavadeira e pá carregadeira. Além disso, segue com o serviço de manutenção nas galerias pluviais nas áreas criticas, confira:

– Giro de limpeza e desobstrução de galeria em diversas ruas: Torre, Bento da Gama, Centro, Varadouro e Cristo;

– Giro de limpeza e desobstrução de galeria no Parque das Águas, em Mangabeira, e ruas próximas. Apoio do caminhão de pressão;

– Giro de limpeza e desobstrução de galerias na Rua Newton Jr e diversas ruas do Valentina;

– Giro de limpeza e desobstrução da galeria em diversas ruas do Bairro dos Estados e Mandacaru.

Sedurb – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) tem atuado de maneira intensificada, com o trabalho das equipes diuturnamente para dar suporte aos eventuais problemas ocasionados pelas chuvas.

De acordo com a Diretoria de Paisagismo da Sedurb, foi registrada apenas a queda de uma árvore, no bairro Castelo Branco, por volta das 9h28 desta quarta (25). As equipes foram direcionadas para o local e atuam na remoção da árvore da via. Da última sexta-feira (20) até o momento haviam sido registradas apenas quedas de galhos, sem causar transtornos à população.

As equipes de manutenção da pasta também estão a postos para eventuais problemas nos espaços públicos como mercados, shoppings populares, praças e cemitérios, além de também se encontrar à disposição da Defesa Civil para garantir a segurança da população

Semam – A Divisão de Arborização e Reflorestamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) não registrou, desta terça (24) para quarta (25), quedas de árvores em João Pessoa.

Para informações sobre quedas de árvores a Semam disponibiliza o telefone 9.8645-8430, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. E ainda o telefone 3218-9208, Disque Denúncia, que funciona também como WhatsApp, das 8h à meia noite, de domingo a domingo.