Durante audiência pública para discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2023, nesta quinta-feira (2), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o secretário de planejamento da Capital, José William Montenegro, divulgou ações de governo previstas na peça orçamentária, principalmente na área de infraestrutura e mobilidade urbana.

O secretário destacou ações que já começaram e que terão continuidade na Capital, como a implantação de cinco grandes corredores, que são: nas avenidas Cruz das Armas; Dois de Fevereiro; Pedro II; Epitácio Pessoa e Argemiro de Figueiredo. “São obras caras que exigem intervenções ao longo dos percursos”, afirmou, acrescentando que a implantação dos corredores acontece em parceria com o Governo do Estado.

José William adiantou que há esforços para que os ônibus que circulem nesses corredores citados não sejam à base de combustíveis fósseis e, sim, de veículos elétricos, todos com acessibilidade. Ele destacou ainda que o prefeito garantiu a pavimentação de mil ruas na cidade, podendo esse número ser ampliado em mais 200 unidades. “Delas, 503 já possuem projetos, pouco mais de 338 já licitadas, pouco mais de 41 inauguradas e cerca de 60 em execução”, declarou, salientando que são ruas mais afastadas do centro.

Ainda sobre ações de mobilidade urbana e infraestrutura, o secretário destacou a ligação entre os bairros de Mangabeira e Valentina; requalificação da Hilton Souto Maior e entorno, em Mangabeira; binários no entorno do Centro Universitário Unipê, em Água Fria; requalificação da Argemiro de Figueiredo e da Fernando Luiz Henrique, no bairro do Bessa; requalificação da João Maurício, em Manaíra; criação de novos acessos à Praia do Sol e à Barra de Gramame; requalificação da BR 230 até o aeroporto; e a construção de um viaduto no final da Avenida Ranieri Mazilli com a avenida lateral do Centro Administrativo Municipal, no bairro do Cristo Redentor.

O relator da LDO 2023, vereador Bosquinho (PV) perguntou ao secretário se há alguma intervenção prevista para a solução do gargalo de trânsito que acontece no final da Avenida Beira Rio, no sentido da entrada do bairro do Altiplano. José William respondeu que é um projeto que já está sendo pensado e preparado. Ele ressaltou que a ligação do bairro com a Cidade Universitária já está sendo realizada em parceria com o Governo do Estado.

Ações no Centro Histórico

Segundo José William, o Centro Histórico finalmente está sofrendo intervenções definitivas. Ele citou ações no Conventinho; na Praça Antenor Navarro; desapropriação do antigo prédio da Proserv e da Fábrica Matarazzo no sentido de levar moradia e comércio para a região. “Com a implantação de grandes equipamentos, vamos consolidar, com serviços, comércios e, principalmente habitação, a perenidade dessa revitalização do Centro Histórico”, afirmou.

Plano Diretor

De acordo com José William, desde abril do ano passado que a Prefeitura da Capital iniciou o processo de discussão do Plano Diretor de João Pessoa, e até hoje já realizou 169 audiências e reuniões com diversos segmentos da sociedade civil organizada a fim de garantir a participação popular na construção da norma. A previsão, segundo o secretário, é que a entrega do projeto à Câmara seja antecipada.

“Vamos antecipar, de forma salutar, sem prejudicar a essência e qualidade do plano, para enviarmos a esta Casa ainda este mês ou, no mais tardar, no início do próximo o compilado do documento para que ainda este ano, antes das eleições tenhamos a tranquilidade de termos um novo plano diretor”, adiantou, salientando que vai realizar uma última reunião para debate do Plano Diretor com a população no dia 15 de junho.