Petista disse que está disposto a estreitar o diálogo com os presidentes da Câmara e do Senado para garantir tramitação.

Digite a legenda da foto aqui

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que a proposta de emenda à Constituição (PEC) do estouro não terá problemas para passar na Câmara dos Deputados. “Não acredito nisso [que a PEC teria problemas na Câmara]. E que as pessoas entendam que essa PEC é para fazer reparos e garantir o mínimo necessário ao povo brasileiro. Se for preciso conversar dez vezes, vou conversar. Estou muito tranquilo”, afirmou o petista nesta sexta-feira (9) durante o anúncio dos ministros do novo governo.

Mesmo com a aprovação da proposta no Senado com certa folga, o julgamento quanto à constitucionalidade da emenda de relator (RP9), conhecida como orçamento secreto, tem interferido no acordo feito entre Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para passar o texto já na próxima semana e sem mudanças.

O que circula nos bastidores do Congresso é que Lira deixou claro que a celeridade demandada pelo próximo governo fica comprometida pelo fato de o texto ter passado pelo Senado sem um acordo. Dessa forma, ele já avisou a articuladores do PT que o texto pode ser modificado. Mas é o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o orçamento secreto que esfriou o engajamento do líder da Câmara nas negociações.

Aliados de Lula no Congresso já haviam alertado o presidente eleito sobre a necessidade de uma conversa diretamente com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para afastar o ruído de interferência de Lula em pautar o julgamento da emenda de relator no STF.