Calçadas esburacadas, falta de banheiros acessíveis, de rampas em prédios residenciais e comerciais, e de acessos a piscinas e transporte público. Essas são apenas algumas das dificuldades enfrentadas no Brasil por pessoas com deficiência (PCD), de acesso a serviços, equipamentos e oportunidades considerados básicos ao pleno exercício da cidadania, essencial à inclusão social e a igualdade de direitos para todos, constitucionalmente prevista.

Os desafios para implementação dessas políticas inclusivas são evidentes num país, que é referência internacional quando se fala de legislação para pessoas com deficiência, mas que carece de mudança de cultura e a aplicação do que diz as leis existentes.

Apesar de alguns avanços significativos nas últimas décadas, como o Plano de Acessibilidade, aprovado em 2016, ainda faltam instrumentos que de fato supram essas necessidades.

Atraso maior que tímidos avanços

As escolas e tantos outros serviços públicos não estão preparados para receber as pessoas com deficiência e pouco oferecem em termos, por exemplo, de banheiros acessíveis. Assim, a discriminação e a falta de acessibilidade prejudicam o desenvolvimento social e emocional dessas pessoas, também, claro, na Paraíba.

Em nosso estado, este ano foi aprovada a Lei 12.727/2023, que determina que os prédios públicos do estado devem instalar piso tátil e mureta de proteção nas dependências, visando à comodidade e a segurança das pessoas com deficiência visual, o que é pouco comparado aos anos de atraso que implicam em falta de oportunidades.

Quais as saídas?

Afinal, o que fazer? As múltiplas respostas a essa crucial pergunta serão dadas pelo arquiteto Eduardo de Almeida e pela assistente social Fábia Halana, neste sábado(5), durante entrevista ao Tambaú Imóveis e Negócios, apresentado pelo jornalista Rômulo Soares

O Programa, vai ao ar todos os sábados pela TV Tambaú SBT, com transmissão simultânea pelo www.portalt5.com.br e traz sempre entrevistas com qualificados profissionais sobre importantes temas e proporciona participação dos telespectadores/internautas por meio do número (83) 99900-3844 (WhatsApp).

Além do Giro de Ofertas por conceituadas construtoras, incorporadoras e imobiliárias de empreendimentos voltados a clientes de diversas faixas de renda, um outro quadro que se destaca é o Momento Imobiliário, protagonizado pelo presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, João Teodoro.

  • Assessoria