A Secretaria de Saúde de Campina Grande, por meio da Vigilância Ambiental e do Centro de Controle de Zoonoses, iniciou a campanha Agosto Verde-Claro, que é dedicada à conscientização e prevenção da Leishmaniose, doença infecciosa causada por um protozoário do gênero Leishmania. A doença é considerada uma zoonose, já que os cães são os maiores portadores da enfermidade, que pode ser transmitida aos humanos.

A Leishmaniose canina é uma doença causada por parasitas que atacam o sistema imunológico do animal. Os cães costumam perder peso rapidamente, após a infecção. A doença é transmitida para o animal através de insetos hematófagos. Nos humanos a transmissão acontece através do mosquito-palha. Os gatos, eventualmente, também podem ser acometidos pela doença.

O Agosto Verde-claro visa principalmente divulgar estratégias de prevenção contra o mosquito e outras práticas. Por esse motivo, é muito importante ficar atento a todos os sinais da doença, especialmente em cães que vivem em regiões mais suscetíveis à presença do mosquito. As equipes da Secretaria de Saúde estão intensificando as ações educativas, principalmente na zona rural.

É importante ressaltar que a transmissão só ocorre por meio da picada do mosquito infectado, e não por contato direto com animais ou pessoas doentes. Por ano são registrados mais de 100 casos da Leishmaniose canina em Campina Grande, mas não há nenhuma ocorrência de Leishamniose Humana no Município.

Caso a população identifique animais que possam estar infectados deve entrar em contato com a Vigilância Ambiental pelo número (83) 3077-0107. Os principais sintomas da leishmaniose em cães são: emagrecimento; lesões na pele (especialmente na face e nas orelhas); crescimento exacerbado das unhas; perda de apetite e febre.