O programa Manhã da Gente, do Sistema Arapuan de Comunicação, trouxe nesta manhã de sexta-feira (11), o médico urologista Rafael Mourato para falar sobre a higienização masculina, que hoje é considerado um grande tabu.

“A fimose é um fator de risco para o câncer, pois dificulta a higienização na região”, diz o urologista Rafael Mourato durante a entrevista. Imagem reprodução – (Foto: TV Arapuan/Sistema Arapuan de Comunicação)

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Urologia, a cada semana nove homens têm o pênis amputado no Brasil devido a falta de higienização adequada. Em 2020, 463 pacientes morreram em decorrência de câncer de pênis.

Lavas as mãos antes e depois de usar o banheiro

O doutor esclareceu que é importante lavar as mãos antes de usar o banheiro, segundo ele tudo ao nosso redor está contaminado por bactérias e fungos, assim facilitando levar germes para aquela região íntima.

Câncer e outras doenças

Conforme o urologista, a falta de higiene masculina nas partes íntimas pode levar ao câncer ou até a morte. Rafael citou que existem outros tipos de doenças, que são consideradas leves mas comuns, como candidíase – uma infecção por fungos que acontece devido a umidade e lesões por infecções bacterianas e quando não faz a higienização adequada.

Imagem ilustrativa: Reprodução / Canva

Limpeza do pênis para quem tem fimose

Segundo o doutor, fimose é quando o homem não tem a capacidade de “puxar” a pele que recobre o órgão, para poder fazer a higienização da ponta do pênis, que é a glande. “Essa região acumula muita sujeita”, alertou o urologista.

Conforme Mourato a higienização nesse local terá que ser feita de forma cuidadosa, pois realizando uma limpeza mal feita, pode levar ao câncer de pênis. “A fimose é um fator de risco para o câncer, pois dificulta a higienização na região”, concluiu.

O doutor Rafael explicou que a limpesa é simples. Apenas água e sabão.

Sintomas

O urologista esclareceu que o principal sintoma é um ferimento, com o passar de duas a três semanas. O doutor alertou que os homens devem procurar o médico o mais rápido possível.

Imagem ilustrativa: Reprodução / Canva

Fonte: paraiba.com