A região sul do município de João Pessoa deverá ganhar novos binários, de acordo com informações obtidas pelo ClickPB por meio de documentos disponibilizados no Portal da Transparência. Conforme apurou o ClickPB, os binários vão abranger os bairros do Geisel e José Américo, além das proximidades da faculdade particular Unipê, em Água Fria. O edital de licitação da obra foi publicado no último dia 10. 

A previsão de orçamento-base inicialmente é de R$ 16.853.346,03, porém poderá chegar a um valor menor. A reportagem apurou que no bairro do Geisel o binário abrangerá as ruas Pastor Misael Jácome Cavalcante e Professor Josué da Silveira. Estas ruas estão próximas a central de polícia civil e aos supermercados da região. Já em relação ao binário da faculdade Unipê estão previstos, por exemplo, serviços de drenagem em vias próximas à instituição. 

Segundo o projeto, o objetivo do projeto é ligar a Avenida Hilton Souto Maior e o trecho da rua Diógenes Chianca (Marginal à BR-230 no sentido Cabedelo, que passa em frente a instituição), por meio de novas vias. Devem ser contempladas as ruas Aposentada Maria do Carmo Guedes de Lima, Ernestina Silvério de Oliveira, Rita de Melo Ferreira, Ciro Trocolli e ruas projetadas 1,2,3 e 4. 

Já o projeto do binário do José Américo detalha as melhorias a serem feitas para facilitar o acesso entre a Avenida Hilton Souto Maior e a rua Dr. Manoel Lopes de Carvalho. Segundo o projeto, o binário a obra deverá envolver, por exemplo, as ruas Rosa de Paula Barbosa, Rua Violinista Rabelo, rua Walfredo Guedes Pereira Sobrinho, rua Praia de Mucuripe e Rua funcionária Pública Geni Ferreira da Silva.

No dia 12 de setembro, deve ocorrer o recebimento dos envelopes contendo a documentação e habilitação das empresas que vão concorrer à licitação, de acordo com o edital. Já a abertura dos envelopes contendo a documentação de habilitação das empresas participantes está prevista para o dia 23 do mesmo mês Após a escolha da empresa que ofertar o menor preço, o prazo é que a entrega da obra ocorra um ano após a expedição da ordem de serviço emitida pela Prefeitura da Capital.

O que são binários?

O binário de trânsito consiste em transformar ruas paralelas e próximas, de mão dupla, em vias de mão única. Entre os objetivos, de acordo com setores ligados ao ordenamento de trânsito, é contribuir para o uso do espaço da via e diminuição de ‘conflitos’ entre veículos, pedestres e até mesmo ciclistas.

Em João Pessoa, um exemplo de binário é o implantado desde 2015 pela prefeitura da capital nas vias em torno da praça da independência.

CONFIRA DETALHES DA LICITAÇÃO:

VEJA DETALHES DO PROJETO DO BINÁRIO DO GEISEL: 

VEJA DETALHES DO PROJETO DO BINÁRIO DA UNIPÊ:

VEJA DETALHES DO PROJETO DO BINÁRIO DO JOSÉ AMÉRICO:

Fonte: clickpb