A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e de Igualdade Racial, disponibiliza ao público, durante todo o ano, atendimento médico em sete especialidades e assessoria jurídica gratuita. Somente no primeiro semestre de 2023, foram mais de 150 encaminhamentos às unidades parceiras na prestação desses serviços.

Conforme explicou Geraldo Filho, gestor da pasta, foram computados 157 atendimentos médicos  entre os meses de janeiro a julho deste ano. “O serviço com maior demanda foi o de psicologia, com 44 encaminhamentos, seguido de odontologia, com 43 atendimentos. As demais especialidades tiveram os seguintes registros: endocrinologia, 26 encaminhamentos, psiquiatria 17, ginecologia 12 e oftalmologista apenas um”, detalhou. 

O atendimento psicológico é realizado todos os dias, das 8h às 15h, e para ter acesso ao benefício é preciso que seja feito um cadastro junto a coordenação, que fica localizada no entorno da Lagoa. O serviço é realizado em parceria com duas universidades (Uninassau e UFPB) e que, após o cadastro, uma vez iniciado o atendimento não há um prazo limite para acabar, ficando a cargo do profissional avaliar o estado em que o usuário se encontra e se ainda precisa desse suporte.  

Já para a oferta do serviço de odontologia, Geraldo Filho disse que foi firmada uma parceria com o Unipê, onde também acontece o atendimento do público cadastrado junto a coordenação, assim como os exames citopatológico para homens trans e mulheres lésbicas. “A Famene e a Facene também são parceiras da Coordenação e oferecem atendimento com endocrinologia, gastro, ginecologista e psiquiatria. O atendimento acontece uma vez por semana no Cais”, destacou. 

Em relação a assessoria jurídica, o atendimento é disponibilizado três vezes na semana e a maioria da procura é para retificação de nome e gênero. Mas há interesse também pelo casamento coletivo. “Esses trabalhos são realizados em parceria com o Centro de Referência LGBTQIAP+ do Estado da Paraíba, que nos envia usuários e ajuda ainda nas demandas jurídicas”, acrescentou Geraldo Filho.   

Serviço – A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa fica localizada no Parque Solon de Lucena, n° 216, Centro. Para mais informações sobre os serviços ofertados no local, basta entrar em contato pelos telefones 3213-5289 ou 3213-5290 e via WhatsApp – 9.8730 6036.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *