O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, explicou que as vacinas da Coronavac e da Astrazeneca não devem ser misturadas.

A Paraíba recebe nesta segunda-feira (25) mais 16.600 doses da vacina Coronavac para auxiliar no combate à covid-19 no estado. A previsão é de que as doses cheguem às 15h25 no aeroporto Castro Pinto. O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, informou ao ClickPB, porém, que ainda não foi definido qual será o público alvo dessas doses. ”Ainda estamos estudando”, comentou o secretário.

O estado também iniciou, na manhã desta segunda-feira, a distribuição de 36 mil doses da vacina Astrazeneca/Oxford, produzida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Essas doses já possuem destino certo. Segundo Geraldo Medeiros, elas serão destinadas a profissionais de saúde.

Com essa quantidade de vacinas, será possível imunizar 27% dos profissionais dessa área no estado, sendo que já havia previsão de vacinar 34% deles com o primeiro lote das vacinas da Coronavac. Dessa forma, 61% dos profissionais de saúde do estado ficariam imunizados.

O secretário também esclareceu que quem tomou a primeira dose de uma vacina deve seguir com a mesma vacina para a segunda dose, já que elas são diferentes. ”O intervalo entre as duas doses de Coronavac é de três semanas, ou 21 dias. Para a vacina de Oxford, o intervalo é de três meses”, explicou.

Segundo Geraldo Medeiros, o tipo de vacina usada fica registrada no cartão do vacinado e quem toma a primeira dose, já tem o reforço da segunda dose garantido no tempo previsto pelo fabricante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *