O Hospital Prontovida, da rede municipal de saúde, está realizando atividades alusivas à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Nesta quinta-feira (15), às 10h, a unidade vai promover uma palestra sobre o tema para os funcionários do local, com a participação de um psicólogo e de representantes do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

Além da palestra, as atividades alusivas à campanha, no Prontovida, são diárias durante o mês de setembro, com ações nas enfermarias e unidades de terapia intensiva (UTI), em que psicólogos do hospital levam fitas amarelas até os profissionais e pacientes e, na ocasião, conversam sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

“Pequenas ações já fazem toda a diferença para promover a conscientização e tornar esses dias diferenciados. A gente percebeu que, assim, temos uma maior atenção e adesão à ação, porque as pessoas se sentem menos expostas pra se expressarem”, destacou Ludmila Ayres, psicóloga e coordenadora de Psicologia do Prontovida.

De acordo com a psicóloga, com a saúde mental equilibrada, a equipe desempenha seu trabalho com mais qualidade, engajamento e motivação, enquanto o paciente consegue aderir melhor ao tratamento hospitalar e tem sua recuperação mais rápida.

“O Setembro Amarelo é um momento de conscientização e uma oportunidade para falar e agir em prol da saúde mental, pois impacta diretamente no bem estar e na qualidade de vida dos trabalhadores e pacientes do nosso hospital”, afirmou Ludmila.

  • Texto: Thibério Rodrigues
    Edição: Katiana Ramos
    Fotografia: Kleide Teixeira / Assessoria