Órgão está recebendo denúncias pelo aplicativo Pardal desde o dia 16 de agosto, quando foi iniciada a propaganda eleitoral.

Zona eleitoral no Rio de Janeiro, na eleição de 2014

Zona eleitoral no Rio de Janeiro, na eleição de 2014

Desde o dia 16 de agosto, quando foi iniciada a propaganda eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já recebeu 11.412 denúncias de propaganda eleitoral irregular. O número equivale a uma média de 393 queixas por dia.

As denúncias são recebidas pelo aplicativo Pardal, criado pelo tribunal em 2014 e que tem como finalidade receber denúncias sobre compra de votos, abuso de poder econômico e político, uso da máquina pública para fins eleitorais e utilização indevida dos meios de comunicação social.

O estado com mais denúncias é Pernambuco, com 1.619, seguido por São Paulo, com 1.390, e Minas Gerais, com 1.239. Em relação aos cargos, a maior parte das queixas envolve campanha de deputado estadual, seguida pelas campanhas de deputado federal, presidente e governador.

A Justiça Eleitoral define o que pode e o que não pode durante a campanha eleitoral. Não é permitido, por exemplo, o funcionamento de alto-falantes e amplificadores de som a uma distância inferior a 200 metros das sedes dos poderes Executivo e Legislativo; de bibliotecas, escolas, hospitais, entre outros locais. Também não é liberada a realização de showmícios para promover candidatos.