A Coordenação de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa vai retomar, dias 27 e 28 de fevereiro, o cadastro dos veículos de tração animal. As equipes da Semam vão receber os donos de carroças e os animais das 13h30 às 16h30 – no dia 27 no Bairro dos Estados, no campo ao lado do terreno onde será construído o futuro Hospital Veterinário e no dia 28 no Paratibão, em Paratibe.

 

Para que seja feito o cadastro os proprietários das carroças deverão levar Carteira de Identidade, número do CPF e comprovante de residência. Veterinários farão a inspeção sanitária , verificando as condições de saúde , aplicando vacinas e microchipando os animais. As carroças também serão sinalizadas com placas de atenção e faixas refletivas e os donos dos veículos serão orientados sobre as normas do trânsito. Com o cadastro e a microchipagem a Semam poderá fazer o acompanhamento das condições de saúde dos animais.

 

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o cadastro dos veículos de tração animal dá continuidade a uma ação que começou em agosto do ano passado. “Essa é uma ação de extrema importância, considerando que é preciso reduzir os veículos de tração animal no nosso trânsito, bem como orientar os donos das carroças para que os mesmos não se arrisquem – também trabalhamos com a possibilidade de ofertar cursos e capacitação, para aqueles que desejam iniciar uma outra atividade que gere renda. Queremos ainda preservar a saúde dos animais, evitando que os mesmos se exponham aos riscos das ruas, no trânsito. É uma política de bem-estar animal que contribui também para a saúde das pessoas”, concluiu.