A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação da Sedec (Degef) e do Departamento de Escola de Formação, iniciou nesta quinta-feira (23) o processo de formação dos gestores que foram selecionados dentro do Processo Seletivo Simplificado Interno para Escolas Municipais Ativas Integrais (EMAIs). A capacitação acontece na Escola de Formação, na Avenida Ministro José Américo de Almeida, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30, até o próximo sábado (25).

O novo modelo de escola de tempo integral, que a passa a funcionar a partir do dia 6 de março, será implantado em 10 unidades de ensino da Rede Municipal. Serão contempladas: Escola Municipal Augusto dos Anjos, Radegundis Feitosa, Luiz Augusto Crispim, Paulo Freire, Celso Monteiro Furtado, Oscar de Castro, Severino Patrício, Leonel Brizola, Arnaldo de Barros Moreira e Duque de Caxias.

“Eu sei que esse projeto vai dar certo, porque o nosso objetivo é o mesmo desses profissionais que é o de trazer uma educação de qualidade para o ensino público de João Pessoa. Eu acredito muito em cada um e em cada uma. Tenho certeza que iremos fazer o diferencial na cidade de João Pessoa”, disse com alegria a secretária de Educação do município, América Castro.

A capacitação é ministrada e acompanhada por profissionais do Instituto Corresponsabilidade pela Educação (ICE) que durante os três dias vão falar sobre o modelo pedagógico; as práticas educativas e ambientes de aprendizagem; plano de ação; modelo de gestão; as primeiras ações na escola; entre outros temas.

“Esse é um momento muito esperado por todas nós. A gente já vem construindo esse projeto há um tempo, com muito afinco, compromisso, na perspectiva de que seja um novo programa na rede que venha contribuir e alavancar os resultados das escolas municipais de João Pessoa a partir da educação em tempo integral”, disse a diretora da Degef, Profª Drª Clévia Carvalho.

A diretora da Degef reforçou que esse é o primeiro momento de formação, mas que será constante durante todo o ano letivo.

Na próxima semana, de segunda (27) a sexta-feira (3), será a vez dos professores, especialistas e servidores das unidades de ensino passarem por este processo de formação, oito horas diárias, somando um total de 40h.

O processo seletivo ofertou vagas para professor de Educação Básica I e II; diretor escolar; coordenador pedagógico; coordenador administrativo-financeiro; articulador de aprendizagem; professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE); pedagogo escolar (supervisor ou orientador); psicólogo escolar; assistente social; secretário escolar e demais servidores que compõem a secretaria escolar.