Manoel Alves da Silva Junior era médico, natural de Pedras de Fogo, e acumulou no currículo uma longa trajetória na política.

manoel junior
Manoel Junior (Foto: Arquivo/Correio da Paraíba)

O prefeito da cidade de Pedras de Fogo, na Grande João Pessoa, Manoel Junior (Solidariedade), morreu nesta terça-feira (28), vítima de um câncer que começou no pâncreas. Ele tinha completado 59 anos no último dia 21 de fevereiro.

Segundo publicação oficial da assessoria de comunicação do prefeito no Instagram, por volta das 19h, ele morreu às 17h50, no Hospital Nossa Senhora das Neves, na Capital, onde estava internado em estado grave na UTI desde o fim de semana.

Manoel Junior fazia tratamento contra a doença há cerca de um ano e chegou a ter uma melhora no quadro em junho do ano passado, mas voltou a enfrentar problemas, o que exigiu um tratamento mais agressivo.

O velório ocorre na madrugada desta quarta (1°) no Parque das Acácias, em João Pessoa. Pela manhã, o corpo é levado para Pedras de Fogo, onde ocorre um cortejo.

O corpo volta para João Pessoa no fim da manhã para cerimônia aberta ao público e será sepultado no Parque das Acácias em momento reservado, no fim da tarde.

Trajetória

Manoel Alves da Silva Junior era médico, natural de Pedras de Fogo, e acumulou no currículo uma longa trajetória na política.

Estudou o Ensino Médio no Colégio Águia, em João Pessoa, em 1980; fez Medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1987; tinha pós-graduação em Cirurgia-Geral pela Fundação Getúlio Vargas em Recife de 1993-1996.

Ele foi deputado federal de 2007 a 2019, pelo PSB e pelo antigo PMDB, por três mandatos. Renunciou ao mandato de deputado federal na Legislatura 2015-2019 para assumir o mandato de vice-prefeito de João Pessoa em 1º de janeiro de 2017, após vencer as eleições de 2016 na chapa do então candidato à reeleição Luciano Cartaxo.

Manoel Junior também atuou como administrador do Hospital Distrital de Pedras de Fogo de 1987 a 1988; foi presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) de 1997 a 2002; e secretário-geral da Confederação Nacional dos Municípios de 1998 a 2002. Ele ainda atuou como conselheiro da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) de 1998 a 2002.

Como prefeito, esteve à frente de Pedras de Fogo por quatro mandatos, de 1989 a 1992 pelo antigo PMDB, e pelo PSDB de 1997 a 2000 e de 2001 a 2002.

Em 2020, ele voltou à prefeitura de Pedras de Fogo após vencer as eleições de 15 de novembro de 2020, pelo Partido Solidariedade, com 52,03% dos votos válidos, correspondente a 9.789 votos no total.

Pesar

Em nota, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, registrou solidariedade aos familiares, amigos e ao povo de Pedras de Fogo e de João Pessoa.

“Meu amigo, tivemos longas batalhas em comum em defesa do municipalismo, do desenvolvimento de nossa amada Paraíba e do Brasil. Ele agora está na eternidade e a nós cabe as homenagens e dar continuidade aos ideais que sempre trilhou em sua vida. Que Deus nos dê forças e paz para seguir. Novamente, aos familiares, transmito meu abraço fraterno.

Cícero divulgou ainda que decretou luto oficial de três dias em João Pessoa e ofereceu aos familiares o Paço Municipal para que os pessoenses possam dar o último adeus ao ex-prefeito da Capital.

O presidente da Câmara de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowsley (Avante) manifestou sentimentos à família e aos amigos. “O momento é de grande tristeza. Em memória deste grande paraibano, decretamos Luto Oficial de três dias na Câmara Municipal de João Pessoa”, disse.

“Manoel Júnior era um ser humano sempre cordial, amigo para todas as horas e um político por sacerdócio, na essência da palavra. Em todas as posições que ocupou, sobretudo em Pedras de Fogo, sempre foi apaixonado por fazer e principalmente pelas pessoas. Nesse momento tão difícil, gostaria de prestar minha solidariedade aos familiares, amigos e principalmente à toda a população de Pedras de Fogo”, disse o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB).

“Sua partida deixa uma lacuna na política do nosso estado e do nosso país, mas também um legado inestimável de coragem e determinação no trabalho em defesa da população. Neste momento de consternação e de dor, expresso minhas sinceras condolências aos amigos e familiares de Manoel Júnior, e peço a Deus que conforte e fortaleça os corações de todos e que a luz divina ilumine a alma deste grande homem que tanto contribuiu com o nosso estado e com o Brasil”, disse o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas).

“A Paraíba perde um grande político municipalista que sempre lutou por melhorias para todas as cidades da Paraíba. Ficam aqui nossas condolências, aos amigos, familiares e apoiadores e o exemplo de um paraibano que sempre almejou um Estado mais digno para todos”, divulgou o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino.

“Com muita tristeza recebemos a notícia do falecimento de Manoel Júnior. Ele foi um político de grande destaque que muito fez para a nossa Paraíba. Era um municipalista nato, sabia da importância e defendia os municípios e suas lutas como ninguém, inclusive presidiu a Famup com maestria”, disse o presidente da Famup, George Coelho.

“Perdemos um grande filho da Paraíba”, afirmou o vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), expressou solidariedade à família neste momento de perda.

A Prefeitura de Pedras de Fogo também lamentou a morte do gestor.