A Maratona Internacional de João Pessoa, que será realizada, neste domingo (6), com largada e chegada no Centro de Convenções, vai reunir mais de cinco mil atletas. Neste sábado (5), durante entrega de kits aos participantes, no Pirâmide Shopping, no bairro de Tambaú, o prefeito Cícero Lucena afirmou que a competição consolida a cidade no calendário das corridas e maratonas, tornando João Pessoa a capital dos esportes saudáveis.
“Fico muito feliz e, sem dúvidas, a competição cresce a cada ano, a exemplo da 3ª Maratona Internacional da Cidade de João Pessoa – a prova mais arretada do Brasil, registrando índice a nível nacional e internacional. Estamos conseguindo multiplicar o número de atletas, que participam e ano seguinte querem retornar”, disse o prefeito, que também vai participar da competição neste domingo.
Percurso – Com quatro distâncias – 5km, 10km, 21km e 42km, a largada será a partir das 5h para o pelotão de elite. O percurso das quatro distâncias passará por vários pontos turísticos da cidade, como o Farol e a praia de Cabo Branco. O retorno dos 21 km será após o antigo Jangada Clube, no Cabo Branco. Na Maratona (42 km), os corredores percorrem ainda os bairros de Tambaú, Manaíra e Bessa, com retorno na praia de Intermares, em Cabedelo.
Premiação – Somadas as premiações de cada distância, a Maratona Internacional de João Pessoa vai distribuir mais de R$ 130 mil em prêmios, do 1º ao 5º colocados de cada prova (premiação em dinheiro + troféu) e premiação do 1º ao 3º na faixa etária (detalhes no regulamento da competição). O campeão da Maratona (masculino e feminino) recebe o valor de R$ 12 mil.
Trânsito – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) montou um plano especial para garantir a segurança viária de todos que estiverem participando das provas ou irão passar no entorno do percurso. Neste domingo, 65 agentes de mobilidade foram escalados para trabalhar por todo o percurso, sinalizando os espaços destinados aos atletas e por onde circularão os veículos. Dois trechos do percurso estarão bloqueados para passagem de carros, motos, caminhões ou ônibus, sendo eles: entre a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes e a Avenida Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra); e na Avenida Oceânica, em Cabedelo.
Texto: Max Oliveira
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Sérgio Lucena