Na quinta-feira, 7 de setembro, é comemorado o Dia da Independência do Brasil. Por ser feriado nacional, alguns estabelecimentos e serviços funcionam em horários especiais em João Pessoa.

Shoppings funcionam normalmente, enquanto agências bancárias e repartições públicas não abrem.

O que abre e o que fecha em João Pessoa no feriado da Independência:

Shoppings

Os shoppings da capital paraibana funcionam com uma programação diferente, que varia de acordo com o serviço oferecido. Confira os horários de funcionamento:

Mangabeira e Manaíra Shopping

Os shoppings Manaíra e Mangabeira informaram que as lojas, praça de alimentação, espaço de lazer e espaço gourmet estarão abertos das 10h às 22h.

No Manaíra, a academia e a lotérica funcionam em horário diferenciado. Bancos, Casa da Cidadania, Polícia Federal e Casas de Câmbio estarão fechados.

Já no Mangabeira, a academia funcionará em horário especial. Lotérica e Sebrae estarão fechados.

Shopping Tambiá

De acordo com o Shopping Tambiá, as lojas funcionarão de 9h às 20h, a praça de alimentação e o playtoy das 9h às 21h. O cinema estará aberto de acordo com as sessões.

Liv Mall

O Liv Mall informou que todas as lojas estarão abertas das 13h às 21h no feriado de 7 de setembro. A praça de alimentação e o Parque Estação Turma da Mônica funcionarão das 12h às 21h. O Espaço Gourmet funcionará a partir das 12h. 

Shopping Sebrae

O Shopping Sebrae funcionará em horário diferenciado neste feriado de 7 de setembro. A praça de alimentação abre às 11h e lojas às 12h.

Mag Shopping

O Mag Shopping vai manter o horário de funcionamento normal. As lojas estarão abertas das 9h às 21h, a praça de alimentação das 10h às 22h, o cinema das 13h às 22h e a alameda de serviços das 9h às 19h.

Shopping Sul

O Shopping Sul informou que vai funcionar normalmente com lojas abertas das 12h às 20h e praça de alimentação funcionando das 11h às 22h.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público no feriado da quinta-feira (7). As agências estarão abertas normalmente na sexta-feira (8). No sábado (8) e domingo (10), as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes, assim como os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas.

As contas de consumo (água, energia, telefone, etc) e os carnês com vencimento em 7 de setembro poderão ser pagos, sem acréscimo, na sexta-feira (8). Segundo o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, os tributos já possuem datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estuduais e municipais. Porém, caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Comércio

Na quinta-feira, que é feriado, os estabelecimentos comerciais devem estar fechados. No entanto, fica à critério dos comerciantes abrir ou não, mas os trabalhadores devem receber o valor atribuído ao dia, conforme convenção trabalhista.

Ônibus

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) divulgou que vai haver alteração no esquema de funcionamento do trânsito em João Pessoa durante o feriado da Independência, por conta dos desfiles cívicos que serão realizados nas proximidades das avenidas Getúlio Vargas e Duarte da Silveira, trecho compreendido entre as avenidas Tabajaras, Maximiano Figueiredo e Clemente Rosas, e vias próximas. Por isso, vai haver bloqueios das 4h até 12h, que é o horário que deve ser realizado os desfiles cívicos na cidade.

Com essas alterações, o itinerário das linhas que circulam pelos corredores de Cruz das Armas, 2 de Fevereiro, Pedro II, Beira-Rio, Epitácio Pessoa, Tancredo Neves e Acesso Oeste (sentido Bairro-Centro/Centro-Bairro) vão mudar. A mudança na rota dos ônibus começa das 6h até o término dos desfiles, quando voltam a funcionar normalmente. Os ônibus urbanos que circulam no sentido Bairro – Centro, até o Terminal de Integração do Varadouro vão passar pela Lagoa e Almirante Barroso.

Especificamente, neste dia durante o evento, todas as linhas passarão pelo Centro em direção ao TIV. A operação será realizada com quadro de domingo. No entanto, serão reforçadas as linhas circulares 1.500 e 5.100 e a 116 (Colinas do Sul).

VLTs

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), os veículos leves sobre trilhos (VLTs) vão parar na quinta-feira (7), dia do feriado. No entanto, tanto na sexta, que vai ser ponto facultativo na capital, quanto no sábado, o funcionamento volta ao normal. Na sexta, os trens funcionam das 04h52 às 19h51 e no dia seguinte das 04h52 às 12h45.

Repartições públicas

Em João Pessoa, as repartições públicas estaduais e municipais não funcionam no dia do feriado nacional. Já na sexta-feira (8), o governo da Paraíba decretou ponto facultativo para as repartições estaduais, com a portaria estabelecendo que o horário dos expedientes nos dias 11 a 15 de setembro será estendido até as 17h30, para compensação ao ponto facultativo do dia 8 de setembro.

A Secretaria de Administração (Sead) decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (8) e os servidores da Prefeitura de João Pessoa terão um feriadão prolongado de quatro dias.

Bica

O Parque Arruda Câmara (Bica) funciona normalmente na quinta e na sexta-feira. Abre às 8h e fecha às 17h. Bilheteria funciona até 16h.

Justiça

O expediente na Justiça Federal da Paraíba (JFPB) ficará suspenso na próxima quinta-feira (7), por conta do feriado. O atendimento ao público será realizado exclusivamente através do Plantão Judiciário.

Deste modo, todos os prazos processuais eletrônicos com início ou término previsto para essa data serão automaticamente prorrogados para o próximo dia útil, sexta-feira (8), quando também foi informado que vai haver funcionamento normal.

Correios

Os Correios informaram que não haverá atendimento nas agências na quinta-feira (7). Na sexta-feira (8), as agências retomam o funcionamento normal. A Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível no feriado por meio do site dos Correios, atendimento automatizado pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100 e chat.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *