A Casa da Criança com Câncer ganhou um reforço financeiro importante nesta segunda-feira (2) e que vai fortalecer o apoio dado pela organização não governamental (ONG) às famílias e às crianças vindas do interior para tratar a doença em João Pessoa. A instituição foi beneficiada com o valor de R$ 140 mil do projeto de Emenda Cidadã, onde vereadores orientam a aplicação de recursos do orçamento municipal, dentro do programa Maior Parceiro. A liberação foi feita pelo prefeito em exercício Leo Bezerra.

“A Casa da Criança com Câncer faz um trabalho belíssimo de acolhimento às crianças que passam por essa infeliz doença e que podem ter o socorro e a ajuda do Hospital Napoleão Laureano. Então, a minha felicidade de estar ao lado dos vereadores é imensa. Quando o prefeito Cícero e eu assumimos a prefeitura, colocamos as emendas em realidade, as ações e as obras estão aí para quem quiser ver”, destacou o prefeito em exercício.

A Casa da Criança com Câncer acolhe 90 crianças em tratamento. A instituição foi muito impactada, principalmente durante pandemia, quando as doações diminuíram consideravelmente o que dificultou a manutenção dos serviços ofertados. Gilson Guedes, que coordena o funcionamento da Casa, disse que os recursos serão aplicados em reforma nos espaços, equipamentos e o pagamento da folha dos funcionários.

“Essas emendas vieram em ótima hora. Com toda certeza esse dinheiro vai ser muito bem aplicado em benefício, sobretudo, das crianças que são acolhidas aqui na casa. Elas são acolhidas enquanto estão em tratamento, ficam hospedadas na casa, onde recebem todo o apoio de psicólogos, de dentistas e, além do acolhimento, todas as refeições, o transporte da casa para o hospital, do hospital para casa. As passagens para retornarem para os seus municípios, para que possam retornar também e dar continuidade ao tratamento”, explicou.

As emendas foram destinadas pelos vereadores Bosquinho e Tiago Lucena, que destacaram o respeito da gestão municipal nesse mecanismo, viabilizando ações em benefício de entidades que prestam importante serviço social na Capital. Ambos também ressaltaram a credibilidade da Casa da Criança com Câncer.

“É importante esse momento, um momento de muita alegria, felicidade, na condição de vereador da cidade de João Pessoa, poder fazer a destinação de tamanha importância de recursos para a Casa da Criança com Câncer, que tem a credibilidade de um trabalho realizado. A gente tem essa certeza da aplicação correta, desses recursos em emenda, a participação dos vereadores na democratização desse orçamento”, relatou o vereador Bosquinho.

“Eu só agradeço a Deus que a gente possa contribuir com isso na vida de crianças que passam por um momento tão difícil na vida. A gente poder, de alguma forma, ajudar a contribuir, trazer um pouco mais de leveza para a luta delas, como a Casa da Criança com Câncer se propõe a fazer. Então, só tenho a agradecer e trabalhar cada vez mais, para que a gente possa contribuir mais ainda, não somente com essa instituição, mas também com outras entidades que fazem esse bem, se complementando ao poder público”, afirmou o vereador, Tiago Lucena.